Comer peixe de água doce, como Pacu, Piraputanga e Pintado, acompanhado de banana da terra frita, farofa de banana, pirão e arroz branco é uma das refeições mais tradicionais na baixada cuiabana, desde a época em que existiam peixes em abundância. Graças à piscicultura, essa tradição ainda sobrevive e a Peixaria Popular é uma das representantes dessa cultura alimentar.
É um dos endereços mais tradicionais que sobreviveram ao tempo. A poucos metros da Praça Popular (reduto gastronômico), oferece um ambiente simples e funcional.
O local é todo climatizado, com mesas de madeiras e pouco espaço entre elas, mas o suficiente para uma boa refeição.
O que tem lá pra comer? Como o nome já diz: peixes. O cardápio tem opções de pratos a la carte ou peixada completa por pessoa.
Optamos por peixada completa, em que você paga um preço fixo por pessoa e pode comer a vontade. Vou mostar tudo que vem (água na boca aqui). Além do arroz branco, a farofa de banana da terra não pode faltar à mesa. E essa tava demais.
Não dá água na boca? Peixe frito empanado: filé de pintado e Ventrecha de Pacu (costela do peixe).
Segue como acompanhamento também o Pirão de peixe, com generosos cubos de pintado.
O tradicionalíssimo e legítimo matogrossense Mojica de Pintado (peixe ensopado com mandioca).
Em minha modesta opinião, é um dos melhores acompanhamentos para os deliciosos peixes da bacia pantaneira: banana da terra madura frita.
Esqueci de fotografar (por motivos óbvios) a rapadura de leite que oferecem ao final da refeição. Pagamos 58 reais por pessoa, com água e suco. Vale a pena uma visita!
destemperados
Peixaria Popular: tradição em peixes
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project