Num domingo nada ensolarado de dezembro, rumei com um amigo para o bairro do Ribeirão da Ilha, já passando das 14h, em busca de um almoço daqueles bem caprichados de frutos do mar. Ocorre que, como muitas vezes acontece, nosso plano inicial miou ao vermos que o restaurante estava fechado. A segunda opção, bem mais badalada, estava com fila de espera na porta. Foi assim que chegamos ao Umas & Ostras, uma alternativa menos conhecida e mais simples, onde logo encontramos uma mesa disponível para acolher a nossa fome.
Na beira da praia, o local não deixa nada a dever em matéria de localização e vista. Tirei essa foto sem sair de onde estava sentada.O serviço e o ambiente são mais modestos do que em outros restaurantes da mesma região, mas o legal é que isso acaba se refletindo no preço, bem mais em conta por ali.
Para a entrada, pedimos o clássico: pastel de camarão. Ali a entrada é servida em uma porção de 12 unidades, acompanhando molho tártaro e geleia de pimenta.
Adoramos a rapidez com que o pastel veio, pois estávamos famintos, e me surpreendi com a quantidade de recheio que conseguiram colocar em cada pastelzinho: vários camarões! Estava bem ao meu gosto, com tempero suave e pouco caldo. Muitas vezes nos deparamos com pastéis de camarão cujo recheio é mais um molho aromatizado do que outra coisa. Não foi o caso ali.
Na dúvida entre peixe, camarão ou outra coisa, optamos pela moqueca do Vô Mapinda, que além de garoupa e camarão rosa inclui ainda ostra, lula e siri desfiado. Achei muito boa, mas meu amigo achou que podia ter mais dendê (eu, como prefiro o azeite mais suave, achei ótimo). A panela chegou à mesa com o conteúdo borbulhando, e fiquei um tanto impressionada com o tamanho da porção. Dava pra pelo menos mais uma pessoa com bastante forma comer com a gente, e sem miséria. Levei embora o que sobrou (sou dessas).
A moqueca acompanha um arroz branco tradicional e uma batata frita bem honesta e fresca.
O acompanhamento mais legal para a moqueca, que é um prato com bastante caldo, na minha opinião é a farofa, que dá uma equilbrada nas texturas.
Saímos com aquela sensação de termos comido além do necessário, mas faz parte do processo. Nada que um chá depois não resolva. Nossa conta sem bebidas ficou em 170 reais. Para quem achar o valor alto, basta comparar com pedidos similares nos restaurantes mais movimentados da região e verá que está abaixo da média.
destemperados
A moqueca generosa do Umas & Ostras
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project