O Friccó é um achado. Um restaurante um pouco escondido na Vila Mariana. Ele não é só mais um restaurante italiano de São Paulo: eles produzem os próprios pães e embutidos. Por isso a frente do restaurante lembra mais uma mercearia.
E logo na porta tem uma lousa com sugestão do chef escrita à mão :)
Na entrada do restaurante fica a mercearia. Da até pra sentar e comer nesse ambiente!
Um grande balcão refrigerado abriga os frios do restaurante, que são feitos lá mesmo.
Eles também vendem farinhas especiais que são mais difíceis de se encontrar no supermercado. Inclusive importadas da Itália.
O salão do restaurante é bem espaçoso. É recomendável fazer reservas, porque ele pode ficar bem cheio. No dia que eu fui conhecer o Friccò estava bem quente, então comecei pedindo um copo de suco de laranja, espremido na hora, geladinho e com espuma para refrescar.
De entrada comi os embutidos do restaurante. Eles vem arranjados em um prato em 6 variedades. Vou detalhar um pouquinho cada um. Mortadella cozida: sem aqueles pedaços comuns de gordura, ela é macia, com sabor suave e desmacha na boca. Bresaola: é feito com carne bovina. Servida em fatias super finas, é ligeiramente ácida. Coppa: divina! Curada à perfeição. É um corte mais rústico, com uma textura mais resistente. Eu geralmente não gosto de defumados, mas esse é fantástico! Lombo defumado: um corte bem tradicional. Macio, delicioso! Lombo curado: nunca provei antes! Fantástico. Porchetta assada: foi a minha favorita. Tem aquele gosto de forno, e uma camada de tempero por cima. Muito macia, desmanchando só de pegar com o garfo. Todos os imbutidos incríveis!
Para acompanhar, pães fresquinhos, feitos na casa. Eles, obviamente, são maravilhosos! Massa super macia, fermentada, com uma casca resistente e densa. Cortados em fatias bem finas. Combinam muito bem com os frios (e com o resto de molho do prato!)
Meu prato principal foi uma reconstrução da Carbonara. Ao invés de ter ovos misturados no molho, o macarrão leva três ovos de codorna fritos. O prato fica mais bonito e você tem explosões de sabor com o ovo. Leva ainda ervas frescas e coppa. A massa é cozida bem al dente e o molho é bem úmido. Ele ainda tem pedacinhos miúdos de tomates. Eu amo carbonara, e essa foi definitivamente uma das mais deliciosas que eu já comi na vida.
Uma das escolhas mais difíceis do dia ficou pra sobremesa. O cardápio tem clássicos italianos , como o creme Zabaione.
Mas decidi pedir um Tiramisú. Dizem (com razão) que é um dos melhores de São Paulo. Ele vem em uma tigelinha pequena, coberto com muito cacau em pó. E é quase uma espuma de mascarpone. O sabor do queijo predomina, e a sobremesa não é doce demais. A camada pão-de-ló embebido em café contrasta bem com o sabor do creme e com o doce dos pedacinhos de chocolate misturados.
Um lugar que produz os próprios embutidos e pães e serve uma comida extremamente caprichada e em porções normais. Nada de pratos que servem 15 pessoas, como é comum em alguns restaurantes. O Friccó preza muito pela qualidade da sua comida, tem um serviço extremamente atencioso e gentil e faz comida Italiana com o coração. Ainda levei para casa um saco de farinha importada da Itália (que tem uma qualidade bem superior às farinhas encontradas aqui no Brasil). A conta saiu, com a farinha e serviços, por 125 reais. Não é um almoço barato, mas vale cada centavo. O Friccó virou meu restaurante italiano favorito de São Paulo - e eu AMO comida italiana. <3
Friccò
Rua Cubatão, 831 - Vila Mariana
São Paulo/SP
Fone: (11) 5084-0480 / 0415
Não aceita cartões de crédito
www.fricco.com.br
* Conteúdo produzido por Oscar Scheepstra