Desde o mês de maio, um bar tem agitado a região do São Francisco, o “casco viejo” da nossa Curitiba. O Aqueces Bar é inspirado nos tradicionais botecos paulistanos, sempre com música boa, acompanhada de um cardápio bem pensado e original.
Eu havia feito uma reserva para 4 pessoas e cheguei cedo para garantir, mas em poucas horas a casa já estava bombando até chegar ao ponto de não caber mais uma alma viva. Mesmo depois das mesas estarem ocupadas, muita gente preferiu ficar de pé segurando sua bebida. Na parte externa, fila e mais fila.
A decoração é ótima, a começar pelo bar: moderno, bem iluminado, colorido e com propagandas de cervejas por todos os lados. A carta de drinks é assinada pelo renomado e premiado bartender, Igor Bispo. O cara já competiu em milhares de campeonatos de coquetéis no Brasil e na América do Sul. Ele também é sócio do Tiger Cocktails que já apareceu aqui no Destemps.
Um zoom especial nesse teto que é um show à parte.
Quando a música começa a rolar, vejo que de frente pro bar tem uma Kombi com uma carroceria equipada com banquinho, mesa de som, microfone e violão para garantir muita diversão até o fim da noite. Quem quiser, pode entrar e tirar uma foto dentro do carro.
Amigos chegando, sentamos à mesa e fomos recepcionados com uma bela garrafa com água filtrada e uma canequinha com pipoca. Eis aí uma gentileza que se vê pouco por aqui (na Europa, por exemplo, a água é gratuita em quase todos os bares) e que faz toda a diferença na hora de conquistar o cliente.
Olhando pra cima, eu percebi que havia mais garrafas só que, dessa vez, como parte do lustre que ilumina discretamente o ambiente. Boa sacada!
Entre cervejas e sucos que vinham chegando em nossa mesa, pedi também uma soda italiana com hibisco. Uma mistura de azedinho com doce e uma cor que ficou ótima na foto.
Passando perto do banheiro, detalhes que dão um toque especial. Olha só a torneira e essa cortina de rolhas do lado da pia. Muito vinho pra fazer uma dessas hein!
Se estávamos em um boteco, o que não poderia faltar era um quitute. Chamamos o garçom – que parecia um pouco perdido num primeiro momento – e fomos de croquete de carne de panela com vinagrete da casa. Uma delícia! Rapaz do céu, no menu preparado cuidadosamente pelo chef Ivan Lopes só tem coisa boa e combinações interessantes. Saca só!
No cardápio tem sempre coisa nova. Todos nós resolvemos atacar o sanduba especial da casa: alcatra grelhada, queijo coalho, pimentões confit, rúcula, maionese de alho e molho pesto. Tudo isso numa ciabatta bem crocante. Receita genial. Acho que eu comeria todo dia! Pra acompanhar, numa canequinha esmaltada, batatas rústicas com sal de páprica.
Conversa vai, conversa vem e já bateu aquela fome de novo. Voltamos ao cardápio e escolhemos a alcatra fatiada com queijo coalho e molho de cerveja preta com rapadura. Apesar da boa ideia, confesso que a rapadura passou batido, pois o gosto não apareceu muito para nós. Mesmo assim, vale a pedida, e ainda usar o pãozinho que acompanha pra aproveitar o molho até o final.
Em comparação com outros bares da região – e até mesmo seguindo a proposta da casa – o Aqueces é um bar com preços bem em conta e com um clima que dá vontade de voltar assim que você pisa fora da casa. A conta com os petiscos, sandubas e bebidas deu 42 reais por pessoa. Além disso, é um lugar perfeito para encerrar a noite ou apenas pra fazer o “esquenta” e aproveitar a balada sem hora pra voltar.
Aqueces Bar
Rua Senador Xavier da Silva, 242 – São Francisco
Curitiba/PR
Fone: (41) 3209-8877
Aceita todos os cartões
www.aquecesbar.com.br
* Conteúdo produzido por Luciano Machado