Inaugurado há cerca de um mês, o Hawaiian Poke despertou minha curiosidade assim que ouvi falar pela primeira vez. Segundo algumas notícias e releases que vi pela internet, trata-se do único restaurante havaiano do Brasil. Pra matar a curiosidade, fui até lá conferir o que o lugar apresenta de novidade.
A primeira impressão é basicamente o que todos esperam: decoração numa vibe praia e garçons com camisas floridas. Por sugestão do pessoal da casa, começamos com os drinks Hawaiinitos, que eles chamam de mojito havaiano. Um de maçã verde, com gosto bem marcante...
... e outro de abacaxi, mais suave. Ambos são docinhos e não muito alcoólicos. Dá vontade de beber vários! A carta de bebidas também oferece opções de drinks tradicionais, cervejas e soft drinks.
De entrada fomos de shot de frutos do mar. O de ostra leva saquê, masagô e pimenta biquinho (também dá vontade de pedir vários).
Já o de vieira não leva bebida alcoólica. Apenas um saboroso e marcante caldo de iguarias, mas a fome só aumenta.
Fomos então para os pokes, carro-chefe do restaurante e prato que dá nome à casa. O poke é uma mistura de sashimi com ceviche (na minha conclusão). Em geral trata-se de uma porção de pescado com temperos e ingredientes de sabor intenso. Pedimos dois: o Ahi Spice é feito com atum cru, cebola roxa, abacate, tomate, cebolinha, gergelim e molho havaiano. Lembra bastante um ceviche clássico.
O Kamano é semelhante, mas em vez de atum é feito com salmão e não leva abacate. Ao todo o menu oferece 10 variedades de poke, incluindo um de mignon suíno com camarão. Uma peculiaridade do poke é a porção de arroz morno que o acompanha. Ah, o prato é saboreado com o uso de hashis, os famosos palitinhos de madeira.
Pra fechar, a sobremesa escolhida foi o crepe de manga com calda de frutas vermelhas e sorvete de côco. Excelente combinação de sabores, o doce da manga equilibrando bem com a calza mais azedinha. Nhaaam!
No geral nossa experiência foi bacana. Os pratos estavam saborosos e o pessoal foi bem atencioso conosco. Só achei o serviço um pouco confuso (a mesa do balcão é apenas para quem pedir menu degustação - que custa entre 94 e 139 reais por pessoa - e por isso tivemos que mudar de lugar, entre outras coisas pequenas), mas, como o local abriu agora, é normal que haja alguns ajustes por fazer. Para duas pessoas, nossa conta fechou em cerca de 160 reais com os 10%.
Hawaiian Poke
Rua Alves de Brito, 33 - Centro
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3039-4943
Aceita todos os cartões
www.hawaiianpoke.com.br
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling