Em Pirenópolis há diversos passeios agradáveis a se fazer, como cachoeiras, trilhas, bons restaurantes, museus. E a ida à Fazenda Vagafogo é um dos mais indispensáveis deles.
Trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), situada a uns 2 quilômetros da cidade e administrada por uma família pra lá de simpática: Evandro, Catarina e seu filho Uira. O caminho é por estrada de terra, bem sinalizada e super agradável.
Lá, você pode optar por fazer uma trilha dentro da mata que margeia o rio Vagafogo, praticar arvorismo, rappel, pêndulo e tirolesa. Ou, ser gulosa como eu e ir sempre para tomar o famoso brunch, servido diariamente neste salão!
Esperamos uns 15 minutinhos na biblioteca e nossa mesa ficou pronta.
Começamos pela salada de frutas, acompanhada de iogurte natural, ambrosia seca, granola e mel. Por cima das frutas, tem uma flor de hibisco desidratada e umas jabuticabas secas. Tudo que é servido no brunch é feito e cultivado na fazenda, as únicas exceções são o mel e a granola.
Três tipos de pães: pão de mel, integral e branco! Esse pão de mel é dos deuses!
Também é servido um prato de lagarto frio, que acompanha relish de pepino, iogurte com ervas, chancliche e chutneys de manga, tomate e carambola. O Uira sugeriu que combinássemos o lagarto com as geléias de cagaita e de mexerica com baru, e não é que dá certo?!
Em volta do prato de queijo branco fresco, vem as geléias de amora preta, amora comum, pitanga, hibisco, manga com maracujá, mexerica com baru, cagaita; as geléias apimentadas de abacaxi, goiaba e jabuticaba. Também é servido doce de leite caseiro, manteiga, sucos das frutas da época, que eram goiaba e cagaita no dia, e três requeijões: comum, com salsa e de azeitona preta. Além de tudo isso, também são servidos leite, café, achocolatado e água.
Mal havia começado a me deliciar e o Evandro (dono da Vagafogo) me chamou para visitar a cozinha e ver um doce de leite fresquinho saindo na cozinha! Gente, que cena linda de se ver!
De volta à minha mesa, começaram a chegar os itens quentinhos! Primeiro a omelete de ovos caipiras com manteiga de garrafa, que Uira - desenvolvedor da grande maioria das receitas - sugere que a gente coma com chancliche e chutney de tomate.
Daí chega um pão de queijo lindo e quentinho... enchi de manteiga e mandei pra dentro.
E nisso, vem biscoito de queijo, tão quentinho e crocante quanto!
E a broa de fubá mais gostosa e macia que já comi, sem exageros. Eu poderia ter tirado uma foto só dos três últimos pratos, mas quando um chegava, o outro já nem existia mais. Foi mal!
Ainda faltam dois pratos doces: os waffles e a tortinha de maçã, acompanhada de chantilly caseiro.
Os waffles, comi com doce de leite e com mel, mas esqueci de fotografar! E o close aqui é da tortinha de maçã: massa crocante, doce na medida certa e super, super, super quente e maravilhosa!
Deu sede? Só escolher sua caneca esmaltada e pegar uma água fresquinha do filtro de barro. Muito charme!
No caixa, a maioria dos produtos é disponibilizada pra venda.
O passeio e os esportes podem ser feitos à parte, seus preços são diferentes também. Pelo brunch, pagamos 45 reais por pessoa e Catarina pede para avisar que os preços são reajustados anualmente. Além do brunch, eu e mami, levamos pra casa vários itens da vendinha, como: jabuticaba seca, flor de hibisco, geléia de hibisco, doce de leite, que custou mais uns 80 reais. Total da nossa conta: 170 reais, por uma experiência leve pra alma!
Santuário de Vida Silvestre Vagafogo
Rua Frota, 888
Pirenópolis/GO
Fone: (62) 3335-8515
Não aceitam cartões, apenas dinheiro.
www.vagafogo.com.br
* Conteúdo produzido por Milena Sales