Você ficou em uma cidade só por causa de um restaurante? Eu já. Com o Donna Carmela, foi mais ou menos assim. Quando decidimos que o destino da lua de mel seria a Sicilia, começamos a pesquisar restaurantes e nos deparamos com este hotel, restaurante e viveiro com mais de 5.000 variedades de plantas.
Tudo isso fica em Caruba di Riposto, um lugar com vista abençoada para o vulcão Etna de um lado e o mar de outro. A pequena cidade fica no caminho entre Catania e Taormina. Não bastasse o maravilhoso hotel, o restaurante é um dos mais estrelados e comentados da região.
Decidimos passar um dia por lá e acabamos almoçando, jantando e tomando café da manhã no mesmo lugar, algo raro em viagens com essas.
Chegamos perto do horário do almoço e fomos logo ao que interessa. Deliciosos pães da casa com azeite foram suficientes par acalmar a fome.
O atendimento foi simpático, educado e próximo o tempo todo. E nos ganharam logo de cara com um espumante siciliano brut produzido com uvas Chardonnay. O Almerita era tão bom e nos conquistou tanto que voltamos a bebe-lo em outros lugares da viagem e ainda trouxemos uma garrafa pra casa.
Um atum com uma espécie de confit de cebolas foi o couvert oferecido pelo lugar.
Logo fomos aos pratos principais. A Mari tava louca por uma massa com frutos do mar e escolheu a reginette com flor de abóbora, tomate e scampi que vinha com essa bela apresentação.
O meu primo piatto foi um ravioli recheado com porco e molho de favas.
Mas seria o secondo piatto que ganharia o destaque do almoço, com um ótimo cordeiro com lasagna de queijo e batatas, acompanhado de espinafre.
O dia estava perfeito, sem uma nuvem sequer no céu. Logo, pegamos as taças e fomos terminar a espumante sentados no jardim.
A tarde passou lentamente e chegou a hora do jantar. Cheguei um pouco antes do horário da reserva para ficar sentado nos sofás que ficam próximos as mesas. Um ambiente super agradável e convidativo.
Falando ainda sobre o ambiente, achei a decoração muito bonita. É verdade que de noite as luzes poderem ser um pouco menos claras, mas o cuidado com os detalhes e a harmonia das cores deixaram a noite agradabilíssima.
Os quadros da casa merecem destaque...
...assim como este fatiador de fiambres vermelho.
Buenas, vamos falar de comida. A experiência do jantar começou parecida com a do almoço com os pães e o mesmo atum de couvert, que dessa vez veio mais delicado na apresentação. Pedi a degustação da noite que começava por um polvo com crocante de batata roxa e suave molho de tomate.
A Mari decidiu ficar só com um prato no jantar. Mas foi surpreendida com um amuse bouche surpresa, um creme de burata com favas, aspargos e flores.
O próximo prato seria o preferido do dia, aquele que não saiu da memória e que eu comeria de novo todos os dias. Um levíssimos e saboroso gnochi a carbonara com panceta de porco preto.
O prato da Mari foi um cherne com creme de tomilho.
O meu último prato foi um coelho com queijo e vegetais. Geralmente acho coelho uma carne dura, mas este estava perfeitamente cozido.
Pra harmonizar a noite, fomos na sugestão do sommelier e provamos o tinto clássico da Sicilia, o Nero D´Avola. Provamos o Nerobaronj da Gulfi, uma tradicional vinícola da região.
Antes da sobremesa, mais uma delicadeza, uma pequenina bolinha de gelato de funghi porcini pra provocar o paladar. Na hora do doce, decidimos pedir duas sobremesas e dividir. Primeiro foi o Capuccino, uma sobremesa que imita o tradicional café, composta por mousse de chocolate ao leite, nocciola e café. A apresentação não poderia ser melhor.
Mas o grand finale foi de cinema. Um cannoli de outro planeta. Nunca tinha comido nada parecido na vida.
Para terminar a noite, um típico ristretto e este docinho que parece um pé de moleque com amêndoas e toque de laranja. Pagamos 130 euros pelo jantar com um belo vinho para duas pessoas e fomos dormir felizes.
O post poderia terminar aqui, mas seria sacanagem não mostrar pra vocês um pouco do café da manhã que tomamos lá no dia seguinte. Sente essa mesona.
Destaque para o iogurte de frutas do bosque...
...e para esse bolo com creme de nocciola.
Foi difícil dizer tchau para este lugar. Mas saímos com a única certeza que um dia a gente volta.
Donna Carmela
Contrada Grotte, 5
9510 Carruba di Riposto (CT)
Sicilia – Itália
+39 348 5952412
www.donnacarmela.com
info@donnacarmela.com
* Conteúdo produzido por Diego Fabris