Na minha segunda noite em NY já fui levada pela minha amiga Stella para essa rua incrível em East Village, cheia de restaurantes japoneses, karaokês e estúdios de tatuagem. O Kenka foi o lugar sugerido. Ficamos esperando um pouquinho pois é concorrido.
Em menos de meia hora estávamos sentados. Um balcão comprido ao lado e mesinhas com uma cesta para colocar a bolsa se espalham ao longo do espaço. Cartazes de filmes pornôs japoneses, uma música saindo de caixas de som super antigas , banheiro com parede inteira de pacotes de hashi colados, tudo chama atenção.
O menu é bem ilustrado, com fotos dos pratos, nomes em japonês e bem pequena a tradução na parte de baixo. Se não conhece, bora arriscar.
Pra beber pedimos uma cerveja japonesa, que é um classico da casa. Um pitcher (jarra) de Asahi sai por U$16 e é super boa.
Um acompanhamento pra cerveja que nunca é demais: edamami. Morninho e salgadinho. Como demais.
Começamos com um Okonomiyaki, que é um tipo de panqueca fina frita japonesa com vários ingredientes. A massa é feita com farinha e acrescenta-se caldo de peixe, ovos, repolho picado, cebolinha, cebola, carne e com tiras de maionese. Aprovada a panqueca japonesa. Massa levemente adocicada e saborosa.
Depois pedimos o Takoyaki. Meu preferido. É um popular bolinho redondo japonês com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Recheado com pedaços cortados de polvo, gengibre picado e cebolinha, e coberto katsuobushi (raspas de Bonito), que se mexem por causa do calor do bolinho. Não tem como mostrar em foto, só ao vivo mesmo. É surreal.
Não é um lugar turístico, o que é ótimo. Muitos japoneses comendo por lá. O que é mais ótimo ainda. Como todo bom lugar oriental, em qualquer cidade do mundo, os atendentes falam muito pouco a lingua da cidade, (aqui, no caso, inglês) mas dá pra se virar tranquilamente.
Ainda não satisfeitos, pedimos mais uma lula frita pra encerrar com chave de ouro. E elas são enormes.
A música - japonesa - sai dessas caixas de som sensacionais com aquele ruído abafado, parece que estamos nos anos 20. Divertido.
A conta vem acompanhada de um açúcar cor de rosa que é pra ser usado na máquina de algodão doce que tem na saída! Olha que demais!
E agora a melhor parte. O preço. Foram duas jarras de cerveja e comida suficiente para alimentar quatro pessoas, totalizando U$16 pra cada. É muito barato! Se não tivéssemos pedido a cerveja então, sairia quase de graça.
Ah, olha o algodão doce feito por mim aí ! Recomendadíssimo.
Kenka
25 St Marks Pl (Btwn 3rd Ave & Astor Pl)
New York, NY 10003
Fone: (212) 254-6363
* Conteúdo produzido por Camila Mazzini