Um dia desses, no meio da semana, enquanto procurávamos um lugar diferente pra almoçar, fomos parar na Barra. Minha ideia inicial era ir ao Marinata mas, em tempo, lembrei do Tomé, aberto há poucos meses.
Liguei antes pra confirmar se estava funcionando naquele horário, porque muitos estabelecimentos da região só abrem para o jantar. E estava!
Encontramos o salão vazio por volta das 13h e isso pode ser interpretado de duas formas. Por um lado, foi muito bom pra nós, que tivemos um almoço bem tranquilo e serviço foi super rápido. Em contraposição, significa que aquela estrutura está sendo pouco aproveitada pela população. Reflexo, provavelmente, das obras de requalificação que dificultaram o acesso e, consequentemente, esvaziaram o bairro.
A casa está aberta há pouco mais de 4 meses e, conforme disse o garçom, tem mais movimento no final de semana. A carta de drinks é interessante (pelos jogos americanos, acredito que o Tomé tenha participado do Cocktail Journey) mas, em se tratando de dia útil, fiquei com o suco de morango mesmo, que estava ótimo!
Aproveitamos para conhecer o menu executivo, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Apesar de geralmente escolhermos opções diferentes para experimentar maior variedade de preparos da casa, para esta entrada não teve acordo e ambos pediram o refrescante carpaccio de manga com rúcula e castanha.
Seguimos com diferentes pratos. Mateus pediu o filé mignon ao molho aragonez, acompanhado do rosti de batata e arroz com funghi. Tudo perfeitamente preparado, só precisava ter um medalhão a mais, pra fechar com chave de ouro.
Eu pedi o Saint Peter em papilote com vegetais sazonais e molho de camarão, que chega à mesa assim, fechadinho.
Porque, ao abrir, temos o delicioso vapor do peixe e vegetais cozidos no molho de camarão. Que delícia! E que molho, meus amigos! Que molho!
O intervalo de almoço do trabalho tem dessas correrias, então, corta pra sobremesa. Eu fiquei com o Sul da Bahia, composto de cocada de forno e de abacaxi com sorvete de coco. Pra comer com os olhos e, depois, raspar com a colher.
Mateus pediu o gateau de tapioca com doce de banana em rodinhas e sorvete de coco. Outra sobremesa tão bonita quanto deliciosa.
No final, já que ainda havia tempo, tomei um ristretto enquanto agradecíamos à cozinheira Tatiana, que preparou com tanto cuidado os pratos criados pelo chef Cristian Gonzalez.
O menu executivo, sem bebidas, mas incluindo a vista pro mar, custa R$ 38,90 por pessoa.
Tomé
Av. Oceânica, nº 345 – Barra
Salvador/BA
Fone: (71) 3022-5874
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Amélia Santana