Miniférias coletivas me renderam ótimos passeios este final de ano. Não podia deixar de incluir muita comida boa no meio do roteiro, então, demos uma passada em Guaratuba, Paraná, para provar os frutos do mar que o verão pede. Entre várias opções na mesma estradinha, escolhemos o Sítio Sambaqui. Se estiver em Caiobá não precisa atravessar o Ferry Boat, apenas pegar a rua lateral que passa na frente e “seguir reto toda vida”.
Depois de acomodados a atendente nos traz: repelente! Um mimo do lugar que fica literal e lindamente no meio do mato, cercado pela vegetação do pé do Morro do Cabaraquara.
De entrada: siri e bolinho de camarão, já que passamos os dias na praia fazendo churrasco, comendo costela e até então NADA de peixe, estávamos com vontade de tudo que havia no cardápio!
O cardápio oferece dúzias de ostras: gratinadas, in natura, com mel, queijo, ervas finas, cebola, alho, pimenta, tomate, cachaça, raspas de limão, manjericão, champignon, alcaparras... enfim, cada dúzia vem com uma combinação diferente pra realçar o sabor e te surpreender. Confesso que comecei a gostar de ostras há pouco tempo, assim como as crianças, vamos refinando nosso paladar.
Nosso pedido foi um Mix III, que consiste em 16 unidades, divididas em quatro sabores.
Gorgomel, gratinadas, Parati e Caiobá. O cardápio inclui quase 20 opções SÓ de ostras. As quais são produzidas, analisadas e certificadas pelo projeto da UFPR chamado Cultimar, valorizando assim os produtos locais.
Enquanto esperávamos os pratos principais, descemos até o trapiche que leva à criação de ostras.
O passeio até a água nos rende uma bela vista. Entre caranguejos e flores, caminhamos até a criação.
Bom, bora voltar pois nossos pratos principais nos esperam.
Fui de filé de peixe com pupunha e camarões. Camarões generosos e saborosos com palmito pupunha, peixe e arroz. Daquelas comidas reconfortantes que fazem a pena você ter pego a estrada para provar.
Meu bem foi de medalhão de barreado. Nos meus textos o barreado já marcou presença, inclusive sendo utilizado no hambúrguer. Comida típica paranaense, mais precisamente da Serra do Mar, o barreado é um verdadeiro tesouro nosso. Sendo utilizado e valorizado mais e mais vezes pela gastronomia.
Servido com purê de mandioca e molho de especiarias, sem esquecer da banana crocante, o medalhão foi uma gostosa e boa surpresa no almoço.
Fomos pegos de surpresa por uma daquelas chuvas de verão. Acabamos ficando mais um tempo por lá e conhecemos o chef Kaio Trevisan, culpado pela orgia gastronômica e que nos convenceu a “fazer caber” a sobremesa: tiramissù caiçara: creme de queijo com doce de banana, cachaça envelhecida em barricas de carvalho e chocolate meio amargo. PERFEITO!
Nesse clima de verão, calor, comida leve e fresca e bom atendimento deixamos cerca de 190 reais no bistrô. Voltaremos com toda a certeza.
Sítio Sambaqui
Estrada do Cabaraquara, s/nº - Iate Clube de Caioba
Guaratuba/PR
Fone: (41) 9222-5942
www.sitiosambaqui.com.br
* Conteúdo produzido por Leticia Lass