A festa mais saborosa do Rio Grande do Sul está chegando. Pelotas recebe a Fenadoce de 17 de julho a 4 de agosto. Em 2024, o evento celebrará a sua 30ª edição, relembrando tradições, pessoas e culturas de uma bela trajetória que começou em 1986.
O tema tem como objetivo valorizar e conservar a história da região, que tem a tradição doceira como sua grande marca. Afinal de contas, a feira, que movimenta o sul do Estado, é feita de emoções que merecem ser recordadas.
A festa do doce também atrai visitantes de fora, tanto do país quanto do Mercosul, movimentando todas as fronteiras e impactando social e economicamente diversos setores através do turismo, das vagas de trabalho, do fomento à cultura e dos seus projetos sociais. Para as doceiras, é a oportunidade de vender e de divulgar os seus produtos. Para os expositores, é a chance de entrar em contato com milhares de pessoas. Para os visitantes, é o momento perfeito para conferir atrações culturais, gastronômicas e comerciais.
Os 19 dias de evento são uma excelente opção para se divertir e para conhecer a tradição pelotense. É com esse espírito festivo que a Fenadoce reúne atividades diversas, celebrando as diferenças para sempre apresentar uma feira inesquecível.
Nos pavilhões da 30ª Fenadoce, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, vamos nos emocionar com toda essa trajetória através de uma feira que não esquece do seu passado, mas que já antecipa o futuro e quer trilhar um caminho até as próximas 30 edições.
DOCES SEGREDOS
Para celebrar a tradição e os sabores da Fenadoce, um encontro especial ocorreu no Studio Destemperados, em Porto Alegre. Lela Zaniol, fundadora da plataforma de gastronomia, recebeu a comunicadora do Grupo RBS e pelotense, Cris Silva, e duas doceiras de mão cheia, as irmãs Luciana e Maria Cristina Silveira da Silva. Na ocasião, o quarteto conversou sobre a história da feira e, de quebra, compartilhou uma receita especial de Olho de Sogra.
No total, são 15 doces com certificado de Indicação Geográfica (IG). O reconhecimento não diz respeito a uma iguaria em específico, mas à tradição doceira.
O resultado deste bate-papo e a receita em vídeo você pode conferir no Instagram do Destemperados (@destemperados).
RECEITA DE OLHO DE SOGRA
É um doce com massa cozida de coco com as gemas e o açúcar, envolto com ameixa preta seca, no formato amendoado de um olho. Esta receita rende de 80 a 100 unidades.
- 1kg de coco fruta
- 500g de açúcar
- 500ml de água
- 30 gemas
- Faça uma calda com o açúcar e a água. Deixe ferver até chegar em ponto de fio.
- Assim que alcançar o ponto, tire do fogo e deixe esfriar. Volte ao fogo novamente misturando o coco e as gemas. Mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela.
- Retire do fogo a massa pronta e deixe esfriar.
- Depois, modele em formato de croquete e coloque separadamente em uma fôrma.
- Pincele com gemas e leve ao forno para dourar levemente.
- Tire do forno e envolva com a ameixa.
30ª FEIRA NACIONAL DO DOCE - FENADOCE
Quando: de 17 de julho a 4 de agosto de 2024
Onde: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3.390, no bairro Fragata), em Pelotas
Mais informações em fenadoce.com.br