Expresso, pingado, americano, carioca, duplo. Ele possui muitos nomes, mas sua raiz é uma paixão nacional. O café faz parte do dia a dia dos brasileiros, seja no início da manhã, ou até mesmo no intervalo de alguma refeição. O grão tem origem no continente africano e chegou ao Brasil no século XVIII. Com o passar dos anos, a bebida pura se tornou ingrediente protagonista da mesa das famílias e começou a compor diversas sobremesas. E existem até pessoas que decidiram transformar essa paixão em trabalho, como é o caso do Marcelo Zucchi, barista que teve a sua relação com a bebida mais próxima com o passar do tempo.
— O café, para mim, foi o sinal da maioridade, antes detestado, começou a tomar espaço no dia a dia. Café é cultura brasileira, o atestado de que semi-funcionais são muito melhores depois de uma xícara. Minha relação com o café sempre esteve aí, me alegrava servir e preparar essa bebida em várias ocasiões; um mimo, um conforto. Essa relação só aumentou até o ponto de ser proprietário de uma cafeteria — afirma Zucchi.
Além de clássico, a bebida possui benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista e chef de cozinha Marlise Potrick Stefani, o café é uma bebida milenar e foi usado por diversos povos como fonte de energia e estimulante.
— É uma bebida antioxidante e estimulante, melhora a circulação. Tem vários efeitos benéficos que podem potencializar a circulação do organismo — afirma a nutricionista.
Um exemplo disso são pessoas que estão em fase de envelhecimento, pois o café tem uma grande importância na ativação da circulação periférica, agindo na melhora da memória e prevenindo, de forma moderada, o envelhecimento das células.
Por horas considerado um vilão e, em outros momentos, um mocinho, o segredo para o consumo do café, de acordo com Marlise, está na moderação e em evitar o tomá-lo em jejum. O uso de adoçantes e açúcar em excesso também pode ser prejudicial. A nutricionista afirma, ainda, que a melhor forma de consumir o café expresso é passado na hora e puro.
O que não se pode negar é que uma das principais tradições envolvendo o café é reunir amigos e a família para apreciar a iguaria. E, para que essa experiência se torne ainda mais prazerosa, a Fritz & Frida fabrica há 67 anos diversos alimentos que fazem parte do dia a dia, incluindo o nosso queridinho café.
Para comemorar o Dia Nacional do Café, que acontece em 24 de maio, preparamos uma receita de café gelado, o famoso frappuccino, em parceria com a Fritz & Frida para deixar seu momento do café ainda mais saboroso e inovador.
Confira no vídeo:
Receita de Frappuccino
(Serve uma porção)
Ingredientes:
- 1 copo de café solúvel Fritz & Frida
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó Fritz & Frida
- 1 copo de leite integral gelado
- Canela Fritz & Frida a gosto
- Chantilly a gosto
Modo de preparo:
- Prepare o café conforme sua preferência.
- Despeje o café pronto em forminhas de gelo e leve ao congelador para solidificar.
- Depois que os cubos estiverem congelados, bata em um liquidificador o café, o chocolate em pó, o leite integral e açúcar a gosto até ficar homogêneo.
- Para finalizar, sirva a bebida com chantilly no topo e uma pitada de canela.
Veja a receita completa no IGTV do Destemperados.