Sofisticados e refrescantes, os espumantes marcam presença nos mais variados tipos de eventos. É comum ver a bebida sendo servida em ocasiões que vão desde grandes festas, como casamentos, até happy hours e encontros casuais entre amigos.
– O espumante é eclético por dois motivos. O primeiro é por conter gás carbônico. Isso o torna um produto mais digestivo e versátil na combinação com alimentos e em qualquer situação do dia a dia. Além disso, há ampla variedade dessas bebidas, indo desde as opções Nature e Extra Brut, com pouquíssimo açúcar, até o Moscatel, que tem mais de 60 gramas de açúcar por litro – explica o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.
O especialista destaca que, assim como os vinhos tintos e brancos, os espumantes podem ser usados de várias formas. É possível escolher rótulos tanto para harmonizar refeições como para preparar receitas.
– Esse tipo de bebida é um vinho, mas com uma segunda fermentação, que gera gás carbônico. Quando o espumante é incorporado à comida, o gás se desprende e o que permanece no alimento é a questão do aroma e de contrabalancear a acidez no prato – diz Vignatti.
Acesse o site da Cooperativa Vinícola Garibaldi e veja mais informações sobre espumantes
Cozinhando e harmonizando com espumante
A Vinícola Garibaldi, uma das produtoras de bebidas mais conhecidas da Serra Gaúcha, separou duas receitas perfeitas para quem quer explorar os sabores e a versatilidade dos espumantes. Confira!
Risoto cítrico com camarão
Ingredientes
Para o risoto: 1 alho-poró, 1 cebola, 1 colher (sopa) de raspas de cascas de laranja, 1 xícara (chá) de arroz para risoto, 2 colheres (chá) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de manteiga, 6 camarões médios limpos, azeite de oliva, caldo (1 litro), parmesão, pimenta branca, sal, tomilho e meia garrafa de espumante Garibaldi Chardonnay.
Para o caldo: 1 cebola, 1 xícara de folhas de aipo, 2 batatas, 3 litros de água, anis-estrelado, cenoura, cravo, ervas, folhas de alho-poró, louro, pimenta branca, sal, salsinha, zimbro e meia garrafa de vinho branco da Vinícola Garibaldi.
Modo de preparo
Para fazer o caldo, lave bem os legumes e os corte, colocando em seguida na panela. Insira uma pitada de sal, 400 ml de vinho branco e três litros de água. Leve ao fogo baixo por 1h15, sem deixar ferver. Passado o tempo, coe o caldo.
Para fazer o risoto, aqueça a panela em temperatura média para alta e derreta uma parte da manteiga. Depois, coloque metade da cebola, metade do alho-poró e jogue uma boa pitada de sal.
Quando a mistura estiver refogada, adicione o arroz, calculando dois punhados por pessoa. Após fritar bem, insira o Espumante Garibaldi Chardonnay para soltar o amido e deixar o arroz mais cremoso. Quando todo o álcool tiver evaporado, coloque uma primeira concha do caldo e acrescente o tomilho. Repita a inserção de uma concha do caldo a cada vez que o líquido secar na panela. Desligue o fogo, agregue mais uma parte da manteiga, as raspas do limão e da laranja e o parmesão ralado e finalize com o suco de meio limão.
Grelhe os camarões por um minuto e meio e junte ao risoto. Acrescente mais meia concha do caldo. Ainda com o fogo desligado, tampe a panela e deixe descansar por cinco minutos, para finalizar o cozimento do camarão. Emprate e finalize com mais raspas de limão, pimenta branca e um fiozinho de azeite de oliva. Harmonize com o espumante Garibaldi Chardonnay.
– O Garibaldi Brut Chardonnay é um espumante com elegância, estrutura e boa cremosidade em boca. Na combinação, o cítrico e a untuosidade do risoto, além do sabor do camarão, ficam muito bem harmonizados com essa bebida – conta o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Petit Gâteau
Ingredientes
150g de chocolate meio amargo, 5 ovos, ½ xícara (chá) de manteiga sem sal, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 bola de sorvete de creme (ou de sua preferência).
Importante: é necessário ter forminhas de petit gâteau.
Modo de preparo
Coloque o forno para pré-aquecer a 200°C. Derreta 150g de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas com 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal. Reserve.
Em outro recipiente, bata 3 ovos com mais 2 gemas e 1/2 xícara (chá) de açúcar, até ficar uma massa cremosa. Junte a mistura de chocolate com manteiga, já bem derretida e cremosa, aos ovos e açúcar. Misture bem e acrescente a xícara de farinha de trigo peneirada, juntando bem os ingredientes com o fuê.
Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo nas forminhas para petit gâteau. Despeje a massa até passar um pouco da metade. Leve para assar por 10 minutos. A massa precisa assar, mas o interior deve estar macio. Retire do forno, espere apenas alguns minutos e já tire da fôrma direto para o prato.
Para acompanhar, sirva com uma bola de sorvete de creme. Se quiser enfeitar, polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira sobre o bolinho.
– Todas as sobremesas que levam chocolate, que trazem untuosidade ao prato, combinam com espumantes Moscatel, pois há um contrabalanceamento de sabores. Além disso, a efervescência da bebida fará com que a harmonização seja perfeita – finaliza Vignatti.
Siga a Cooperativa Vinícola Garibaldi no Instagram para saber mais sobre espumantes e vinhos