O caminho percorrido pelo alimento até chegar às mesas em forma de receitas deliciosas é longo e cheio de etapas importantes. Uma delas passa pela vida no campo, quando produtores cultivam os ingredientes que irão compor os pratos que servimos e consumimos. Pensando nisso, como forma de valorizar os verdadeiros protagonistas da gastronomia, lançamos a websérie Da Terra à Mesa, realizada por meio de parceria entre Syngenta e Destemperados.
A série de três episódios percorreu pequenas cidades do Rio Grande do Sul para conhecer os responsáveis por cultivar os mais diversos alimentos. Já contamos as experiências que Lela Zaniol e Diogo Carvalho viveram em Agudo, na região central do Estado, quando conheceram mais sobre o arroz. Depois, foi a vez de Flores da Cunha e da magia do cultivo da uva.
Agora, chegou a hora de contar mais sobre o terceiro e último destino: Caxias do Sul, no Distrito Vila Oliva. Por lá, a dupla foi recepcionada por Rudinei Stefanoski, também conhecido como Rud, produtor de tomate.
Durante a visita, ele explicou que fatores climáticos, como chuvas intensas e dias muito secos, afetam diretamente a produtividade do cultivo. Aí, entra o papel fundamental do produtor, que deve fazer uso de tecnologia de ponta, dos melhores defensivos e de práticas sustentáveis, para garantir uma boa safra.
- Quanto mais eficaz o produtor for, melhor será o resultado final. Estamos sempre em busca da melhor qualidade – garantiu Rud.
No final do episódio, é claro que todos foram para a cozinha. Lela preparou uma saborosa massa caprese feita com tomates frescos colhidos no local. Existe coisa melhor que isso?
- O que chega na mesa da minha família é o que eu quero que chegue às mesas das pessoas – enfatizou o produtor.
Versatilidade do tomate
Existem inúmeras variedades de tomate que se destacam por terem mais resistência e por serem ricas em sabor. Tomate-cereja, tomate italiano, tomate holandês, tomate caqui e tomate uva são algumas delas.
E a origem?
Apesar de ser muito associado a culinária italiana, antes de ser utilizado em diferentes receitas do país europeu, o tomate já era consumido nas civilizações inca, maia e asteca, nas Américas.
Produção no RS
No Estado, a colheita do tomate costuma iniciar em dezembro e se estende até o final de maio, mas a maior concentração ocorre até fevereiro. O tomateiro é uma cultura muito sensível a fatores como temperatura, luminosidade, umidade do solo e do ar e fertilidade. A oferta e a demanda, assim como a qualidade, vão determinar os valores da fruta no mercado.
Assista ao primeiro e ao segundo vídeo e também acompanhe na íntegra tudo o que está rolando no Foodcast – o podcast exclusivo da plataforma Destemperados!
Conheça mais sobre o propósito da Syngenta de atuar em prol da agricultura sustentável ao redor do mundo. Clique aqui!