A aposta do especialista Sady Homrich para 2016 no mundo da cerveja são as Barrel Aged Beers, cervejas envelhecidas em barril. Conversamos com ele para que nos ajudasse a explicar tintim por tintim os detalhes do estilo.
O ESTILO
As Barrel Aged são cervejas que passam por maturação em barril de madeira ou que tenham entrado em contato com pedaços do material durante o processo de produção. Em 2015, ganharam duas categorias distintas: as Wood Beers (que trazem as características da madeira) e as Speciality Wood Beers (que trazem características vindas da bebida utilizada anteriormente no barril, como cachaça ou vinho).
A INFLUÊNCIA DA MADEIRA
Cada madeira vai agregar uma característica diferente à cerveja utilizada como base. Se o barril for de carvalho francês, por exemplo, pode-se esperar notas de baunilha, coco ou especiarias, além de aromas como creme e caramelo. Já o carvalho americano arredonda a bebida, adicionando dulçor e baunilha.
MADEIRA + OUTRAS BEBIDAS
Quando a madeira utilizada para envelhecer a cerveja já foi utilizada em outro tipo de bebida, como cachaça ou vinho, o caráter alcoólico das duas bebidas vai interagir. A alemã Schneider TAP X Mein Barrique 2012, por exemplo, é fruto da maturação de uma Eisbock, que ficou oito meses em barril de carvalho francês anteriormente usado para vinho Pinot Noir, unindo a complexidade da Eisbock a notas de frutas vermelhas e uma acidez que agrada ao paladar.
PARA HARMONIZAR
As Barrel Aged Beers podem ser degustadas sozinhas, como se fosse um brandy. Mas Sady indica experimentá-las também com embutidos e queijos curados.
PARA PROVAR
Abaixo, confira alguns rótulos de cervejarias brasileiras indicadas por Sady e que já estão apostando nesse estilo.
SAISON AU VIN
Produzida pela Tupiniquim, esta cerveja Saison ganhou uma versão em que é envelhecida em barris que antes serviram para maturar vinho do Porto. No aroma e no sabor, semelhanças com vinho.
AMBURANA LAGER
Esta cerveja da WayBeer é brasileiríssima, passando por um processo de maturação dentro de um barril de madeira de Amburana cearensis, típica do nosso país e também usada para envelhecer cachaças artesanais.
LEOPOLDINA OLD STRONG ALE
A Famiglia Valduga, do Vale dos Vinhedos, também faz cervejas! Esta é resultado de oito meses de maturação em barricas de carvalho e segunda fermentação dentro da própria garrafa. Assim como os grandes vinhos, esta cerveja melhora com o tempo.
DOUBLE PERIGOSA WAS
Depois de quatro meses de fermentação, esta cerveja da Bodebrown passa nove meses em barricas de carvalho francês, utilizadas antes para vinhos Cabernet Sauvignon. Essa foi a primeira linha da cervejaria a receber uma versão envelhecida.
BIGFOOT
O estilo Russian Imperial Stout, da cervejaria Seasons, é produzido com dois tipos de maturação: uma parte da cerveja recebe uma dose de essência de lascas de carvalho americano curtidos em vodka; a outra, matura em barris de carvalho americano usados anteriormente para fabricação de Bourbon e Tennessee Whiskey.