O espumante é uma bebida coringa. Combina com diferentes ocasiões - com praia, com um jantar mais elaborado ou com um happy hour com os amigos. Além de ser flexível quando o assunto é harmonização.
A melhor maneira de encontrar seu estilo de espumante favorito é provando. Conversamos com Maurício Roloff, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), sobre o ABC dos espumantes e separamos algumas dicas para quem está aprimorando o paladar.
Primeiro, abra a garrafa
A maneira mais fácil é segurar a garrafa com as duas mãos, posicionando uma na rolha e outra na base da garrafa. O mais fácil é torcer a garrafa, e não a rolha. Assim é preciso empregar menos força na tarefa. Deixe para torcer a rolha só no final, quando ela já estiver quase saindo, para controlar o barulho do espocar. A etiqueta formal pede que a abertura de um espumante aconteça sem que se faça barulho, ou o menos possível, e também diria para não sacudir a garrafa. O importante mesmo é garantir uma boa experiência, e um pouco de barulho atrai a atenção e convida as pessoas para compartilhar um brinde, então não é de todo mal.
O melhor espumante é aquele que você gosta
Preste atenção principalmente em categorias de doçura (seco/meio-seco/doce), método de elaboração (Charmat/Tradicional/Moscatel) e preço (aquele que caiba no seu bolso). Identificando seus parâmetros favoritos, fica mais fácil acertar na escolha. Na dúvida, anote os rótulos que você mais gostou.
destemperados
Dicas práticas para beber espumantes
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: