Ah, que saudade da infância, época em que passávamos nossos dias brincando, desenhando, pintando e estudando. Mas, para alguns astros e estrelas da televisão, o trabalho entrou muito cedo na lista de afazeres. Se bem que, para alguns, estar diante das câmeras era uma grande brincadeira, afinal, não deixa de ser um mundo de faz-de-conta. Um teste rápido: você saberia identificar quem são os artistas das imagens abaixo?
Em homenagem ao Dia das Crianças, relembre alguns atores e atrizes que começaram bem cedo na atuação, e não pararam mais!
GABZ
Quem vê Gabz brilhando no horário nobre como Viola, em Mania de Você, não imagina que ela já esbanjava talento desde pequenininha, e já foi até uma Helena de Manoel Carlos! Sim, na novela Viver a Vida (2009), aos 10 aninhos, a atriz interpretou a protagonista vivida por Taís Araujo em flashbacks da infância.
MARINA RUY BARBOSA
Essa todo mundo lembra. A ruiva mais famosa da teledramaturgia tinha nove anos quando interpretou Aninha, na novela Começar de Novo (2004). Depois disso, encarou o desafio de contracenar com ninguém menos que Fernanda Montenegro, que foi sua bisavó em Belíssima (2005). Nos últimos anos, começou a fazer sucesso também como empresária, com uma marca de roupas. Em seu papel mais recente na Globo, foi a vilã Preciosa em Fuzuê (2023).
NICOLAS PRATTES
Ninguém teve um início de carreira tão precoce quanto o Rudá de Mania de Você. Nicolas tinha apenas dois anos quando apareceu em cena como Francesquinho, filho de Giuliana (Ana Paula Arósio) em Terra Nostra (1999). É claro que a profissão de ator só virou coisa séria mesmo a partir da adolescência, em Malhação: Seu Lugar no Mundo (2015), e de lá pra cá, Nicolas não saiu mais da frente das câmeras, para sorte do público.
BRUNA MARQUEZINE
Do Gente Inocente para Hollywood, quem diria? A pitoquinha que já impressionava por seu carisma no programa de Márcio Garcia, nos anos 2000, virou uma grande atriz e trilha carreira internacional. Todos lembram da facilidade com que Bruninha chorava ao interpretar Salete, em Mulheres Apaixonadas (2003). A trama de Manoel Carlos tinha cenas fortes e intensas até para os veteranos como Tony Ramos, mas a pequena atriz tirava de letra. Não é à toa que, atualmente, circula com desenvoltura pelos tapetes vermelhos internacionais.
FERNANDA RODRIGUES
Mais de 30 anos após sua estreia na TV, em Vamp (1991), Fernanda Rodrigues mantém a mesma carinha de menina. A atriz viveu parte de sua infância e toda a adolescência diante das câmeras, e se mostrou versátil ao revelar também seu talento como apresentadora.
MAISA
Quando se fala em Maisa Silva, todos lembram dos cachinhos dourados, língua afiada e talento para as câmeras desde muito cedo. Ela tinha apenas três anos quando chamou a atenção no Programa Raul Gil, e logo seria contratada pelo SBT, onde firmou uma parceria inesquecível com Silvio Santos (1930-2024). Queridinha do “patrão”, continuou fazendo aparições na emissora, até que, já na adolescência, partiu para voos mais altos, com sucesso no streaming e no cinema. Contratada pela Globo este ano, se prepara para ser a vilã de Garota do Momento, que estreia em novembro.
CAIO MANHENTE
O gurizinho fofo que estreou em Viver a Vida, há 15 anos, cresceu e surpreendeu o público, que hoje o vê como um jovem galã. Como muitos atores de sua geração, Caio passou pela Malhação, na temporada Pro Dia Nascer Feliz, em 2016. Em seu trabalho mais recente, impressionou por sua atuação como o problemático Rafa, de Vai na Fé (2023). Está confirmado em Garota do Momento, próxima novela das seis.
LARISSA MANOELA
Assim como a amiga Maisa, Lari também fez carreira no SBT, até que o próprio Silvio Santos a aconselhou que o melhor caminho, se ela quisesse ter sucesso como atriz, seria ir para a TV Globo. Conselho aceito: em 2022, já global, ela foi protagonista de Além da Ilusão. Mas, nos últimos anos, Larissa se dedicou mais ao cinema e ao streaming, sendo a queridinha das produções voltadas para o público infanto-juvenil. Depois de uma briga com os pais, a atriz tomou as rédeas da vida e da carreira, e hoje vive feliz ao lado do marido, André Luiz Frambach.
MEL MAIA
Os telespectadores de Avenida Brasil (2012) sofreram junto com a pequena Ritinha, maltratada pela madrasta, Carminha (Adriana Esteves) e abandonada em um lixão. Com oito anos, ela mostrou talento de gente grande, e merecidamente, levou todos os prêmios de melhor atriz mirim daquele ano. Hoje, aos 20 anos, segue uma carreira promissora no cinema, TV e streaming.
KLARA CASTANHO
Uma vilã mirim? Sim, foi esse o primeiro trabalho de Klara em novelas, como a Rafaela, em Viver a Vida. Depois de aprontar muito na trama, a pequena ganhou o reconhecimento do público e da crítica, levando pra casa vários troféus de melhor atriz mirim. Nos últimos anos, entre polêmicas envolvendo sua vida pessoal, Klarinha conseguiu dar a volta por cima, se destacou em produções do streaming e no cinema, e brilhou na Dança dos Famosos. Também estará em Garota do Momento, como Eugênia.