Após quatro anos longe das telinhas, os seriados Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979) retornam à programação do SBT a partir deste sábado (12). A novidade foi anunciada pela emissora durante uma chamada na TV.
— Atenção, eu tenho um recado muito importante: o próximo sábado é Dia das Crianças, e a programação do SBT é toda dedicada para a garotada. Mas nesse dia não tem atrações só para as crianças, os adultos também vão adorar. Ele está de volta! Às 14h, tem Chaves! O dia é todo nosso, aqui no Feriadão SBT especial Dia das Crianças — informa o comunicado.
Chapolin, por sua vez, integrará a grade da emissora na faixa das 13h15min e 14h. Contudo, a transmissão não será nacional, ou seja, as afiliadas podem optar por exibir conteúdo próprio.
Além disso, alguns episódios das produções serão disponibilizados no serviço gratuito de streaming do canal, o +SBT.
Por que parou de ser exibido no Brasil?
Devido a um impasse entre a rede mexicana Televisa e o Grupo Chespirito — responsável por administrar o legado do criador e protagonista da série, Roberto Gómez Bolaños —, o acordo de distribuição de Chaves não foi renovado em 2020 e a produção deixou de ser exibida em toda a América Latina.
Em setembro deste ano, contudo, foi anunciado que o SBT teria chegado a um acordo com a Televisa.
"O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta", dizia o comunicado divulgado à imprensa.