Ao menos uma pessoa foi presa em relação com a morte do ator Matthew Perry, estrela da popular série Friends, falecido no ano passado em consequência de uma overdose de cetamina, informaram nesta quinta-feira (15) veículos da imprensa americana.
A rede NBC, que citou autoridades judiciais, apurou que houve uma prisão, enquanto o portal TMZ indicou que foram múltiplas prisões, incluindo a de um médico, no âmbito de uma investigação policial para saber como o ator obteve as drogas.
De acordo com o TMZ, que citou fontes policiais, o médico foi preso "junto com vários traficantes que ajudaram a obter e entregar a cetamina a Perry".
Uma autópsia determinou que a causa da morte foram "os efeitos agudos da cetamina", uma droga controlada que ele estaria tomando como parte de uma terapia supervisionada.
A forma como Perry obteve a droga — ele supostamente não recebia a sua sessão de infusão de cetamina havia vários dias — tornou-se objeto de uma investigação legal e a polícia de Los Angeles confirmou em maio que estava investigando a morte.
Embora apenas pequenas quantidades da substância tenham sido encontradas no estômago do ator, um nível elevado foi detectado em sua corrente sanguínea. Médicos e veterinários costumam usar cetamina como anestésico e cientistas testaram o seu uso como tratamento para a depressão. Usuários clandestinos a consomem ilicitamente por conta de seus efeitos alucinógenos.
Perry, que interpretou o personagem Chandler Bing na série de sucesso transmitida pela televisão americana de 1994 a 2004, foi encontrado inconsciente em uma banheira de hidromassagem na casa dele em outubro de 2023 e declarado morto aos 54 anos, provocando uma onda de pesar global entre fãs e colegas.