Thommy Schiavo, ator conhecido por interpretar o personagem João Zoinho no recente remake da novela Pantanal, morreu aos 39 anos. Segundo informações de familiares, o ator caiu de uma sacada e não resistiu aos ferimentos.
Conforme boletim de ocorrência, Schiavo estava bebendo com amigos em uma conveniência próxima à sua casa e, ao retornar, sentou-se no andar superior do conjunto de quitinetes onde morava. Depois de deitar no chão por alguns minutos, ele se desequilibrou e caiu por cima do parapeito. A queda teria sido de cerca de quatro metros de altura.
Em seu portfólio online, Schiavo destacava trabalhar como ator, músico e modelo, sendo formado em artes cênicas, com o curso profissionalizante de ator na Casa das Artes de Laranjeiras. Incluindo papéis menores, ele esteve em diversas produções, incluindo Por Toda a Minha Vida, Paraíso, Escrito nas Estrelas, Cordel Encantado, Gabriela, A Teia, Império, Além do Tempo e Espelho da Vida.
O ator mantinha um relacionamento com a maquiadora Angra Monaliza. Os dois eram pais de Lara, de pouco mais de um ano, e se conheceram durante as gravações de Pantanal, em 2022.
O velório e o sepultamento serão realizados em Presidente Prudente (SP), mas os horários ainda não foram definidos.
Marco na dramaturgia
No último capítulo de Pantanal, a direção decidiu incluir um beijo entre Zoinho (Schiavo) e Zaquieu (Silvero Pereira). Schiavo destacou que, inicialmente, seu personagem tinha atitudes homofóbicas, mas acabou compreendendo e admirando Zaquieu.
— Eu e o Silvero topamos na hora — contou Schiavo ao jornal O Globo na época.
Originalmente, o roteiro previa apenas uma troca de olhares. Silverio Pereira viu a cena como um marco histórico na dramaturgia brasileira: "Em 2005 foi vetado o beijo entre peões na TV ABERTA. 2022 fizemos história com esse beijo que foi aceito com muito amor pelo público", escreveu no X (antigo Twitter).
Relembre a cena:
Repercussão
A morte de Thommy Schiavo foi anunciada pelo colega Leandro Lima e comoveu atores brasileiros. "Thommy era um cara de coração enorme, sempre pronto a ajudar, amava o campo, os bichos, cuidar da pessoas. Lembrando dele chamando todo mundo para assistir um pôr do sol lindo ouvindo Tião Carreiro ou pedindo para cantar junto Peão lá no Pantanal", escreveu Lima.
Thayná Schiavo, irmã de Thommy, também se manifestou, lamentando a perda.
Juliano Cazarré fez um vídeo ao vivo no Instagram rezando um terço "pela alma do meu amigo". "Que Deus possa enxergar a pureza e a doçura do coração do Thommy, levar em conta todas as suas boas ações, que Thommy possa alcançar o descanso eterno".
Alexandre Nero também lamentou: "Em choque! Ele me deu o bordão de um dos meus personagens mais queridos. Caramba! Que tristeza". Dira Paes escreveu: "Coração partido demais!".
Fernanda Paes Leme também se manifestou, destacando que conheceu Schiavo na novela Paraíso. "Que descanse em paz!", acrescentou.