Com o tema Cultura - O Triunfo do Povo, o Boi Caprichoso conquistou o 26º título do Festival Folclórico de Parintins nesta segunda-feira (1º), pelo terceiro ano consecutivo. Do outro lado, a ex-BBB Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido, lamentou o resultado, mas destacou que continua orgulhosa de sua agremiação.
"Meu amor @boigarantido, meu brinquedo de criança, eterno campeão, luz na multidão. Nada diminui o meu orgulho em ser encarnada, pele vermelha e Perreché. Boi Garantido és sinônimo de tradição, porém, também, de superação", escreveu nas redes sociais.
A manauara também agradeceu e parabenizou todos os envolvidos no trabalho:
"Artesãos, pintores, soldadores, alegoristas, diretores, coreógrafos, dançarinos, músicos e principalmente a minha apaixonada galera encarnada. Que vibra e emana das arquibancadas. Os meus 10 não são apenas meus, são nossos! Pois eu sou uma gota nesse oceano! Em breve nos reencontraremos."
A disputa histórica entre o Boi Caprichoso (das cores azul e branca) e o Boi Garantido (da cor vermelha) acontece há 57 edições em Parintins, município de cerca de 115 mil habitantes, localizado a 370 quilômetros de Manaus. Após a decisão dos jurados, o resultado foi comemorado no Centro Cultural, o Bumbódromo, no Amazonas.
Na sexta (28), primeira noite do festival, o Caprichoso apresentou as influências indígenas, negras, ribeirinhas e de mestres da cultura popular da Amazônia. No sábado (29), apresentou a criação histórica do boi-bumbá e, no domingo (30), exaltou os conhecimentos ancestrais das florestas.
No próximo sábado (6), a equipe viaja de barco até a capital amazonense para celebrar o título. Escolas de samba do Rio de Janeiro, como a Imperatriz Leopoldinense e Salgueiro, parabenizaram a Caprichoso nas redes sociais.