Um dos grandes sucessos de Aguinaldo Silva, Senhora do Destino completa 20 anos nesta sexta-feira (28) e parece nunca ter saído do imaginário do telespectador. A vilã Nazaré (Renata Sorrah) virou um meme usado até hoje, assim como os bordões de Giovanni Improtta (José Wilker) muitas vezes são lembrados, entre eles "o tempo ruge que a Sapucaí é grande" e "felomenal".
A história principal do folhetim gira em torno de Maria do Carmo (Susana Vieira), nordestina que se mudou com os cinco filhos para o Rio de Janeiro buscando uma vida melhor e que passou mais de 20 anos na esperança de reencontrar a filha Lindalva (Carolina Dieckmann). Foi partindo dessa trama que Senhora do Destino estreou na Globo em 28 de junho de 2004.
Para marcar essas duas décadas, separamos 20 momentos marcantes para relembrar a novela, uma das mais queridas da teledramaturgia brasileira:
Maria do Carmo parte para o Rio de Janeiro
Maria do Carmo se prepara para ir ao Rio de Janeiro com os cinco filhos e dá o último banho em Lindalva no rio São Francisco. Durante boa parte da trama, é uma das principais memórias da personagem com a filha em seus braços.
Nazaré rouba Lindalva
O momento em que Nazaré tira Lindalva dos braços de Leandro (Leonardo Vieira) é um dos mais importantes da novela. Disfarçada de enfermeira, ela é, na verdade, uma prostituta que, ao se ver sozinha com a menina, encontra o seu grande trunfo para conquistar o amante José Carlos (Tarcísio Meira) e mudar de vida.
A morte de José Carlos (e a escada do mal)
Já na segunda fase, José Carlos assiste a um programa investigativo e vê o rosto de Nazaré como a sequestradora de Lindalva/Isabel. Revoltado, promete denunciar a mulher, que o empurra da escada. Ele morre esperando por um remédio do coração que ela negou — e na frente da filha. Esse é um dos primeiros crimes da vilã.
Depois de José Carlos, a "escada do mal" faz mais vítimas. Djenane (Elizângela) morre ao cair após uma briga com a vilã e Maria Cláudia (Leandra Leal) fica desacordada depois de também sofrer uma queda.
O primeiro encontro de Do Carmo e Nazaré
Viúva e sem herança, Nazaré vê uma oportunidade de extorquir Maria do Carmo tocando no seu ponto fraco, já que ela nunca desistiu de encontrar a filha. No primeiro encontro das duas, a vilã acaba revelando o nome que deu para a Lindalva: Isabel, o que é suficiente para começar um combate. Ela consegue escapar, mas escancara um segredo que nunca quis revelar.
A morte de Gilmar
Gilmar (Roberto Bomtempo) é um taxista que pensa ser malandro por saber todas as tramoias de Nazaré. Mas ela logo dá jeito de tirá-lo do seu caminho: após fazer muitas promessas, mata-o com um choque elétrico na piscina de um motel.
Surra da Maria do Carmo na Nazaré
Momento aguardado pelo público, a surra de Maria do Carmo em Nazaré foi durante o segundo encontro entre elas. Já sabendo de quem se tratava — e cada vez mais perto de reencontrar Lindalva, Do Carmo fez daquele momento um verdadeiro acerto de contas com a vilã. O capítulo foi líder de audiência na época.
O reencontro de Maria do Carmo e Isabel/Lindalva
A sequência em que Maria do Carmo reencontra a filha e não pode revelar que é sua mãe também está entre as mais simbólicas da trama. A emoção da personagem, que não consegue sequer falar ao estar diante de Lindalva/Isabel, marcou outra fase, que mostrava o cerco se fechando cada vez mais contra Nazaré.
Nazaré confusa: o meme
A cena que ultrapassou os limites da teledramaturgia. Presa após invadir a casa da rival, Nazaré fica confusa e começa a recordar de um diálogo que teve com Viviane (Letícia Spiller) enquanto observa a cela em que foi colocada. A expressão da personagem virou meme e repercute até hoje nas redes sociais — inclusive, foi adaptada. Em alguns GIFs, o semblante da vilã aparece com alguns cálculos matemáticos.
A autoestima de Nazaré
Nazaré nunca perdeu a autoestima e, em qualquer oportunidade de se arrumar e bater perna, se enchia de elogios. "Loira felpuda", "gostosa" e "irresistível" eram alguns dos adjetivos que ela adorava utilizar para se descrever.
Nazaré confessa que roubou Isabel
Com o cerco se fechando, Nazaré não conseguiu esconder a verdade de Isabel/Lindalva por muito tempo. Ao revelar que a mocinha não é sua filha, afirmou ser estéril e disse que a ideia de sequestrá-la foi de José Carlos. Foi então que a jovem começou a ligar os pontos sobre os momentos em que tentaram contar sobre a sua verdadeira família.
Nazaré e Isabel em Porto Alegre
Logo após confessar a história do sequestro para Isabel, Nazaré começa a pensar nas possibilidades de escapar da prisão. Uma das propostas da vilã é fugir para Porto Alegre e começar uma nova vida ao lado da filha. "Ouvi falar que os gaúchos são lindos, filha", diz Nazaré enquanto espera o avião decolar para a capital gaúcha.
Isabel lê o diário de Madame Berthe
Demorou, mas aconteceu. Isabel ligou os fatos ao ler o diário da avó de seu noivo, Edgard (Dan Stulbach), neto de Madame Berthe (Tônia Carrero), a dona do bordel que acobertou Nazaré por muito tempo. Ela, inclusive, encobriu o segredo da vilã que roubou a criança da família para conseguir mudar de vida.
Isabel aceita Maria do Carmo como mãe
Após descobrir a sua verdadeira história, Isabel precisou de um tempo para processar todos os acontecimentos. Por conta disso, acabou se afastando de todos os envolvidos, inclusive a sua mãe, Maria do Carmo. Um dos momentos mais emocionantes da trama foi quando ela entrou no quarto que sempre esteve à sua espera. Foi lá que a mocinha conseguiu chamar Maria do Carmo de mãe pela primeira vez.
O Carnaval da Unidos de Vila São Miguel
Em 2004, a escola de samba Unidos de Vila São Miguel, presidida por Giovanni Improtta homenageou Maria do Carmo, com o enredo "Senhora do Meu Destino". Crecilda (Gottsha), funcionária da loja de Maria do Carmo, foi a responsável por puxar o samba-enredo. As gravações foram realizadas na Marquês de Sapucaí.
Nazaré disfarçada no casamento de Isabel e Edgard
A vilã não quis perder um dos momentos mais importantes da vida da mocinha, e até tentou entrar disfarçada, utilizando uma peruca. No entanto, o pequeno Renato, filho adotivo de Eleonora (Mylla Christie) e Jeniffer (Bárbara Borges), acabou atrapalhando o disfarce e Claudia, a enteada de Nazaré, conseguiu notá-la entre os convidados.
A morte de Reginaldo
Filho mais velho de Do Carmo, Reginaldo (Eduardo Moscovis) se tornou um político ambicioso que não vê limites para conseguir o que quer e tira proveito da popularidade da mãe na comunidade de Vila São Miguel. Denunciado por várias falcatruas, é hostilizado pelo povo e tenta fazer um discurso para tentar enganar seus eleitores. Ele morreu depois de ser apedrejado por populares.
Maria do Carmo fica com Giovanni Improtta
No fim da trama, Maria do Carmo finalmente aceita se casar com Giovanni. O desfecho foi uma escolha do público, que torcia muito pelo ex-bicheiro. O suspense foi mantido até o último capítulo. Dirceu de Castro (José Mayer), amor de Maria do Carmo desde o início, terminou com Guilhermina (Marília Gabriela), filha de dona Josefa, dona do Diário de Notícias.
Isabel e Do Carmo voltam ao rio São Francisco
Assim como a mãe, Isabel também deu um banho em sua filha, Linda, no Rio São Francisco, imitando uma das primeiras cenas da novela, aquela em que Do Carmo arrumava os filhos antes de partir para o Rio de Janeiro. O momento é fotografado por Claudia e celebrado por toda a família.
O final de Nazaré
Ela aprontou até o fim. O último ato de Nazaré foi sequestrar a filha de Isabel e Edgard, deixando todos atrás dela, aflitos. Diante da jovem, no entanto, ela se redimiu e entregou a bebê antes de saltar e morrer.
O tema de abertura
Com a música Encontros e Despedidas, na interpretação de Maria Rita, a abertura de Senhora do Destino é lembrada até hoje nas redes sociais, seja pela novela em si ou sendo adaptado para memes.