Em entrevista ao Fantástico deste domingo (19), a atriz Susana Vieira, 81 anos, relembrou momentos marcantes de sua trajetória no meio artístico e deu detalhes do livro A Senhora do Meu Destino, sua biografia recém-lançada. O título foi inspirado na novela Senhora do Destino (2004), na qual ela interpretou a personagem Maria do Carmo.
Ao ser questionada se esse foi o maior papel de sua carreira, ela respondeu que sim. Na trama, que marcou época, ela vivia uma migrante nordestina que chegava no Rio de Janeiro em 1964 e era separada de sua filha, Lindalva. Susana contracenou com artistas como José Wilker, Carolina Dieckmann e Renata Sorrah, a vilã Nazaré.
— Eu achei que esse título é mesmo, é a senhora do destino, porque eu fui autora de mim mesma — disse.
O livro foi escrito em conjunto com o autor Mauro Alencar, e retrata desde a infância da atriz até momentos mais recentes, como quando ela foi diagnosticada com leucemia linfocítica crônica, em 2015. O material ainda possui diversas imagens históricas e depoimentos de colegas, como Tony Ramos, Arlete Salles, Miguel Falabella, Silvio de Abreu, Renata Sorrah e Boni.
— Era o objetivo do Mauro contar a história da televisão brasileira e a importância dos meus personagens, o feminismo dentro da dramaturgia brasileira. Eu tenho 81 anos, eu represento toda uma geração — afirmou.
Ao falar abertamente sobre a saúde, Susana explicou como lida com a doença, ressaltando a importância de seguir as orientações médicas.
— Não tem cura e não adianta fazer transplante de medula. E eu tenho uma outra doença de sangue, que chama anemia hemolítica autoimune. É óbvio que com a medida que você vai ficando com mais idade, você fica preocupada. Então essa doença, parece que foi Deus, me deixou em paz. Eu estou em paz. Estão em remissão — afirmou.
Com 81 anos, ela ainda destacou que ainda não precisou de procedimentos estéticos.
— Esse negócio de fazer coisas na cara, de se encher de coisas, não me chama atenção porque eu não precisei. Como eu não precisei, eu não faço. Eu não sou contra quem faz. A minha testa, na hora que eu achar que me incomodou, aí farei um botox. Mas eu já sofri tanta injeção na vida por causa da doença que tive... — finalizou.