Daniel Filho, um dos grandes nomes da televisão brasileira, revisitou histórias memoráveis dos seus mais de 60 anos de carreira em entrevista ao Conversa com Bial na noite desta quinta-feira (7). Entre as memórias que compartilhou com público, estava uma viagem a Cuba, que fez em companhia de Regina Duarte, na qual os dois conheceram Fidel Castro. Na época, a atriz era protagonista de Malu Mulher (1979-1980).
— Regina e eu fomos convidados para ir a Cuba. Acho estranho falar isso da Regina agora, mas ela andou em carro aberto com Cuba jogando flores nela — recordou o diretor, acrescentando que o encontro com Fidel durou até a madrugada do dia seguinte.
— É o homem mais importante e inteligente, ao menos no que me toca o sentimento, que eu conheci. É um prazer ter conhecido Fidel Castro.
Reconhecido por sucessos como Irmãos Coragem (1971), Pecado Capital (1975) e Grande Sertão Veredas (1985), o diretor de 86 anos, 44 deles na TV Globo, também destacou momentos de sua infância no circo.
— Enchia o saco do mico. Esse dia ia estrear uma peça com meus pais, seria minha estreia como ator. Quando passei o mico avançou e esse tendão (no braço) foi cortado. Não estreei — lamentou.
Em 1991, o cineasta decidiu deixar a Rede Globo, emissora em que começou a trabalhar na década de 1960. Ele explicou ter feito a escolha a partir do medo de que a ascensão profissional o deslumbrasse.
— O poder é embriagador. (...) Preciso saber quem sou sem essa cadeira que estou sentado. O tempo que vivi na TV Globo eu só comandava e não fazia nada. Queria ser eu! Era um homem que preparava as coisas, tinha uma equipe maravilhosa, mas achava que não pode um homem mandar em tanta gente, como eu mandava. Era um poder muito grande — desabafou o diretor, negando a possibilidade de ter sido demitido da empresa.