O mágico Leonard Montano, conhecido como Mister M por suas participações no Fantástico (Globo) entre 1997 e 1999, está de volta ao país. O mágico mascarado fará uma sequência de apresentações com o Mister M Experience, em uma programação que vai até 26 de novembro. O artista, conhecido como "The Masked Magician" no mundo, ficou famoso no Brasil por revelar truques de mágica na TV aberta.
O ilusionista premiado já causou polêmicas em terras brasileiras. Em 1999, um grupo de mágicos gaúchos acionou a justiça e tirou do ar o quadro que passava aos domingos no Fantástico (Globo) após dois meses de exibição. O grupo alegava "menosprezo à arte da mágica" ao desvendar os truques em televisão aberta. A emissora derrubou a liminar e não pagou por danos morais e materiais, a audiência do programa permaneceu alta.
— Eu sabia que mágicos estavam investindo dinheiro para me matar. E eu sabia que isso estava acontecendo, mas a razão pela qual eu estava revelando a magia e expandindo a arte em todo o mundo foi muito mais importante — disse o mágico mascarado em entrevista ao Splash.
Mister M teve a ousadia de exibir truques e democratizar a prática. E apesar das retaliações e ameaças de mortes dos colegas de profissão, hoje avalia que o risco valeu a pena.
"Se eu colocava minha vida em perigo, eu acreditava no que eu estava fazendo e hoje é a prova que fiz a decisão certa. Lugares como a China e a Indonésia, onde a magia não era aceita, agora é e isso me empolga", ressaltou.
O príncipe negro das trevas, como narrava Cid Moreira se referindo às vestes do personagem, marcou a infância de crianças dos anos 90 e 2000. Em recente apresentação especial no Altas Horas, Mister M relembrou a época.
Quem é Mister M?
Mister M é Val Valentino, nome artístico de Leonard Montano. O americano de 67 anos nascido em Los Angeles, lutou contra um câncer de próstata entre 2011 e 2019. O mundo do ilusionismo o maravilhou desde a infância, quando ganhou um kit de mágica. Desde então, ele tem visitado todos os cantos do mundo democratizando o acesso à prática.