Série que foi sucesso no streaming, Rensga Hits! chega nesta segunda-feira (21) à TV aberta, na tela da Globo, após a novela Terra e Paixão. A produção do Globoplay aborda o universo sertanejo a partir do arco da protagonista Raíssa (Alice Wegmann), jovem compositora que sofre uma desilusão amorosa e resolve ir em busca do sonho de viver de música. No decorrer de sua jornada, ela encontra amigos como o cantor Deivid Cafajeste, interpretado pelo ator Alejandro Claveaux.
O personagem, apesar de secundário, abriga uma da tramas mais interessantes da série. Com a carreira construída em cima da imagem de "hétero garanhão" — estereótipo que é reforçado do nome artístico às letras de suas canções —, Deivid Cafajeste sofre por não poder assumir sua orientação sexual e seu relacionamento com Kevin, interpretado por Samuel de Assis (o Ben de Vai na Fé). O músico tem medo de que sua carreira seja afetada pelo preconceito.
Alejandro Claveaux, que no ano passado tornou público seu relacionamento com o jornalista Rafael Barcellos, acredita que essa ainda é uma realidade do meio artístico. Em entrevista à reportagem de GZH, o ator fala sobre sexualidade e carreira, revela qual foi a reação do público quando assumiu o namorado e comenta os próximos passos de Deivid Cafajeste, que retornará na já confirmada segunda temporada de Rensga Hits!.
Confira a íntegra da entrevista:
Qual foi seu maior desafio ao dar vida ao Deivid?
O maior desafio foi tentar construir um personagem que não fosse um gay estereotipado. Além disso, a intensidade das aulas de canto e dança para dar vida a esse cantor.
O sertanejo é uma cultura bastante marcada pela heteronormatividade - daí também vem muitas das aflições de Deivid na série. Qual é a importância de trazer um personagem homossexual para dentro desse universo?
Precisamos normalizar a diversidade. Quando topei fazer o Deivid, tinha isso como um dos grandes motivos que me levaram até ali. No caso de Rensga, que usa o universo sertanejo como plano de fundo, o tema é tratado de forma provocativa, pela dificuldade de se assumir para o público em função do medo de perder seguidores.
Como foi a parceria com Samuel de Assis? O beijo de vocês na festa de lançamento da série foi muito marcante.
Samuel é um ator atento, o que facilitou na química dos nossos personagens. O beijo na festa de lançamento também foi uma provocação, para mostrar que não existem diferenças afetivas entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, foi uma demonstração de carinho pelo parceiro que contou essa história comigo.
Deivid é um personagem que tem receio de tornar pública sua sexualidade por conta das possíveis consequências profissionais que isso trará. Essa ainda é uma realidade do meio artístico?
Acredito que ainda seja uma realidade, sim. Mas também acredito que isso esteja acontecendo cada vez menos.
No início da carreira, eu pensava que assumir minha bissexualidade poderia atrair menos trabalhos
ALEJANDRO CLAVEAUX
Intérprete de Deivid Cafajeste em "Rensga Hits!"
Você já passou por algum dilema a respeito de sua orientação sexual?
Já. No início da carreira, eu pensava que assumir minha bissexualidade poderia atrair menos trabalhos, dentro de uma ótica antiga do masculino. Com o tempo e a maturidade, entendi que ser livre é muito mais interessante. O que eu achava que era meu algoz no passado, hoje é um orgulho.
Quando tornou público seu atual relacionamento, como foi a reação dos seus fãs?
Foi interessante, recebi muitos comentários surpresos. E também muitas nudes (risos).
O que você acredita que muda com a entrada de Rensga Hits! na grade da TV aberta?
Acho que muita gente que não assistiu no streaming terá a chance de embarcar nessa história, que é leve e cheia de hits sertanejos. É muito bom que um público mais amplo tenha oportunidade de assistir, e tenho certeza que muita gente vai gostar e se identificar com esse recorte regional do Brasil.
A série já tem uma nova temporada confirmada. Você pode adiantar algo sobre o futuro do Deivid nessa história?
O Deivid continua brilhando, mas cansa das doideiras e começa a viver uma fase menos baladeira.
Quando veremos você na TV e no streaming novamente? Há algum novo projeto em vista?
Faço a série Desejos, da Disney, que vai estrear no próximo ano. Além disso, filmei um longa chamado Ruas da Glória, do Felipe Scholl. Faço um argentino que trabalha como garoto de programa na Lapa, no Rio de Janeiro. Recentemente, também filmei um longa espanhol, da Disney, rodado em Madri, ainda sem data de lançamento.