O ator Arnold Schwarzenegger, 75 anos, admitiu ter importunado sexualmente mulheres no passado. Em um dos depoimentos gravados para a série documental Arnold, que estreia na Netflix nesta quarta-feira (7), o astro de Hollywood comentou sobre as mulheres que o acusaram de "apalpa-las e humilhá-las". A informação é da revista norte-americana Rolling Stone.
Durante sua candidatura ao governo da Califórnia (EUA), Schwarzenegger foi alvo de acusações de seis mulheres. Dias antes das eleições, em 2003, uma reportagem publicada pelo Los Angeles Times trouxe à tona os relatos das supostas vítimas, que afirmavam que o ator teria comportamentos de natureza sexual sem consentimento. As mulheres seriam pessoas que conviviam com ele nos sets de filmagem. O astro negou as acusações, na época, alegando que as informações teriam sido inventadas e fariam parte de um ataque político.
Em um dos depoimentos ao documentário, Schwarzenegger relembra as acusações:
— Minha reação, no começo, eu estava meio… na defensiva — diz ele. — Eu posso olhar para a situação hoje e dizer que, independente da época, não importa. Se foi há 40 anos ou agora, o que fiz foi errado. Foi uma besteira. Não tem desculpas. Foi errado — admite, na sequência.
De acordo com os relatos, os casos teriam ocorrido entre a década 1970 e o início dos anos 2000. Apesar das acusações, Schwarzenegger venceu as eleições e assumiu o governo da Califórnia por dois mandatos.
A repórter do Los Angeles Time, Carla Hall, responsável pela investigação, também participou da série. Em seu relato, ela afirma ter ficado surpresa que as acusações não tenham tido efeito no resultado das eleições.
— Quando Schwarzenegger anunciou que estava concorrendo a governador, a equipe do LA Times imediatamente começou a investigar histórias que ouvimos por anos, mas que ninguém havia investigado completamente.
A nova série documental Arnold tem como foco a trajetória de Schwarzenegger desde sua carreira no fisiculturismo, no cinema e na política. A história será contada a partir de relatos do artista, de pessoas próximas e de seu convívio profissional.
Dirigido por Lesley Chilcott e produzido por Allen Hughes, a produção terá três episódios.