Desde que o pequeno Tonho (Vicente Alvite) foi morar na casa do "tio" Guerra (Humberto Martins), Dina (Renata Tobelem) tem sido fundamental para tentar distrair o menino dos conflitos entre seus pais, Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede), em Travessia — novela das nove da Globo. A confiança na funcionária é tanta que ela foi escalada para levar Tonho para as visitas a Brisa, orientada a ficar de olho caso a maranhense resolvesse fugir de novo com o filho. Mas, de uns tempos pra cá, Dina começou a perceber que pode estar do lado errado dessa história, desconfiando cada vez mais das intenções de Ari.
Com apenas seis anos, Vicente Alvite faz parte do núcleo principal do folhetim. Com talento de gente grande, ele sabe que tudo é de mentira e tem até sua própria técnica de demonstrar emoções nas gravações. GZH bateu um papo com o ator mirim e com sua companheira de cena Renata Tobelem.
Renata Tobelem, a Dina
Dina começou a novela com poucas falas, mas, aos poucos, tornou-se peça fundamental nas relações entre os personagens principais. Você já sabia dessa importância da personagem ou foi uma surpresa?
Eu não sabia de nada. Mas Gloria (Perez, autora da novela) sempre tem personagens importantes e marcantes trabalhando nas casas dos núcleos principais. Apostei: Dina será uma delas! Fui de cabeça construindo uma Dina amorosa pra criar laços fortes com a família.
Quando presencia conflitos entre Ari e Brisa, ou envolvendo Chiara (Jade Picon) e Guerra, Dina tenta se impor, mas no fim das contas, acata as ordens dos patrões. No lugar dela, você agiria da mesma forma?
Dina é justa, mas muito leal. Ela tenta ajudar, mas chega uma hora em que ser empregado não permite ir além… A Dina tem me ensinado muito. Mas eu não faria nada de errado para acatar ordens.
Acha que Dina poderia diminuir, de alguma forma, os danos causados ao pequeno Tonho por conta da alienação parental?
Ela fez muito! E foi por ele, só por ele. Não por Brisa, Ari… Ela ir de “bandeira branca” nas visitas é um bom exemplo. Muito triste ver o que uma criança passa por desavenças entre os pais. Grave e cruel.
Como tem sido a repercussão do público nas ruas quando te encontra? Dão conselhos, broncas?
Muito legal! Me pedem pra desmascarar o Ari e Núbia (Drica Moraes), ajudar a Brisa… Mas o que mais escuto do público é “como você aguenta?” e “você é uma santa” (risos).
Dina é tão envolvida nos dramas dos patrões que nem consegue ter vida pessoal. Há um certo abuso, principalmente de Guerra e Ari, você não acha? Será que mais pro final da novela, é possível que ela dê um basta nessa situação?
Pois é… A Dina não vê isso, está muito envolvida. Acho que ela gosta. Talvez não tenha família… Mas eu, Renata, desejo que ela tenha uma vida pessoal. E é importante pro público.
Vicente Alvite, o Tonho
Como você faz para decorar os textos?
Eu tenho uma preparadora que me ajuda. Todas as crianças na Globo tem.
Quais são os atores e atrizes mais legais que brincam com você?
O Chay brinca muito comigo de lutinha e me ensina a fazer desenho em 3D. A Jade adora fazer cosquinhas em mim. A Lucy me dá um monte de beijos. A Drica é muito legal, ela brinca de bola comigo, de trava-língua, de um monte de coisas.
Com quem acha que o Tonho deveria morar: o pai, Ari, a mãe, Brisa? Ou nenhum dos dois?
Eu queria que ele ficasse com os dois.
Como você faz para parecer triste nas cenas em que o Tonho está triste? Pensa em alguma coisa, se concentra?
Eu me concentro na cena e tento pensar como o Tonho está se sentindo.
Você quer ser ator quando crescer? Ou quer ser alguma outra coisa?
Quero ser veterinário e astronauta.