MC Guimê foi consagrado como o novo líder do BBB 23 na noite desta sexta-feira (10). A dupla formada por ele e Ricardo foi a última a deixar a prova de resistência nesta madrugada, mas apenas um dos dois poderia ficar com a liderança. Já Ricardo ganhou R$20 mil para usar em compras no aplicativo do Mercado Livre.
A dupla teve de chegar à definição em consenso, mas, antes, os dois travaram um embate, pois ambos queriam a liderança. Se não decidissem conjuntamente, estariam abrindo mão da premiação, e a liderança iria para alguém da dupla que ficou em segundo lugar na prova — ou seja, Amanda e Cara de Sapato —, sem alterar as consequências da prova. Tadeu Schmidt deu um prazo de um minuto para os dois decidirem por meio de argumentos.
Guimê e Ricardo chegaram a receber uma advertência do apresentador após tentarem negociar acordos e indicações para o paredão em troca da liderança para o cantor. Tadeu ressaltou que as decisões têm de partir do líder, e não em conjunto. Por fim, mesmo com Ricardo contrariado, os dois concordaram em deixar a liderança para Guimê.
Em seguida, MC Guimê recebeu as pulseiras para dividr a casa em vip (Ricardo, Aline Wirley e Cara de Sapato) e xepa (restante da casa e Bruna e Larissa, que sortearam a xepa como consequência ao deixarem a prova do líder).
Guimê chegou a entregar uma das pulseiras para Ricardo convidar Sarah, contrariando a orientação de Tadeu, o que resultou em uma negativa da produção para a sister integrar o vip, sob a justificativa de que há apenas um líder.
Como foi a prova do líder
A disputa de resistência começou na noite de quinta-feira (9) e terminou às 6h15min desta sexta (10). Amanda e Cara de Sapato chegaram ao duelo final, mas a médica não apertou o botão para concluir uma das rodadas, o que resultou na eliminação da dupla. Como consequência, os dois não poderão participar da prova do anjo.