Eterna intérprete de Rachel, do seriado Friends, a atriz Jennifer Aniston está promovendo o filme Mistério em Paris, que protagoniza ao lado de Adam Sandler. Nesta quinta-feira (30), falou sobre como a sitcom que a lançou ao estrelato é considerada "problemática" pelas novas gerações, principalmente por conta da falta de diversidade no elenco. As informações são da CNN Brasil.
— Existe toda uma geração de pessoas, de crianças, que assiste aos episódios e os considera ofensivos — apontou ela. — Há coisas que não eram nada intencionais e outras que, bem, deveríamos ter avaliado melhor. Mas acredito que não existia uma sensibilidade como a de agora.
Jennifer defendeu ainda que a comédia e os filmes do gênero evoluíram com o passar do tempo.
— Agora é um pouco complicado porque precisamos ter muito cuidado, o que torna isso muito difícil para os comediantes, já que a beleza da comédia é fazer graça de nós mesmos, da vida — avaliou. — Você podia fazer uma piada sobre algo extremista e gargalhar, era algo histérico – e para educar pessoas sobre como elas podem ser sem noção. Hoje, não podemos fazer isso.
Problemáticas de Friends
Uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, com uma legião de fãs apaixonados. Sem dúvida, uma das atrações televisivas mais influentes da história. Mas isso não faz com que Friends sobreviva impune ao teste do tempo.
Ex-integrantes do elenco concordam: em 2020, Maggie Wheeler, atriz que interpretou Janice, disse em entrevista ao The Independent que Friends é "incrivelmente retrô". Ela justificou também que não se pode "criar uma série com consciência sobre o futuro".
Alguns exemplos: Friends trazia piadas gordofóbicas com Monica (Courteney Cox), quando a personagem estava acima do peso. O pai de Chandler é trans, sendo interpretada pela atriz cis Kathleen Turner, alvo de várias piadas transfóbicas. Também há piadas lesbofóbicas com Carol (Anita Barone), ex-esposa de Ross (David Schwimmer). Outros problemas que a atração acumula envolvem sexismo, machismo, estereótipos de gênero, masculinidade frágil, ausência de diversidade, e por aí vai.