Os brothers da casa mais vigiada do Brasil começaram a disputar uma prova de resistência pela liderança do BBB 23 na noite desta quinta-feira (30). Vestidos de máquinas de cartão, os participantes precisam manter um botão pressionado enquanto andam em uma esteira e obstáculos, como jatos de fumaça, tentam atrapalhá-los. Seguem na competição Aline Wirley e Ricardo.
Marvvila foi a primeira eliminada, poucos minutos após o início da prova. A cantora escorregou a mão e soltou o botão. Amanda foi eliminada na sequência porque perdeu o tempo de voltar à posição de prova ao fim do cronômetro.
Após quase cinco horas de prova, Larrisa deixou a competição por volta das 6h30min desta sexta-feira (31). Pouco depois das 7h20min, foi a vez de Domitila desistir da disputa. Cerca de meia hora depois, Sarah Aline também deixou a prova. Por volta das 10h, Bruna reclamou de dor no joelho e resolveu desistir da competição.
Faltando um minuto para completar 12 horas de disputa, Fred Nicácio não aguentou e deixou a prova de resistência por volta das 11h20min. Após resistir por mais de 15 horas de competição, Cezar desistiu às 14h44min, desejando boa sorte aos companheiros que restam.
Dinâmica da prova
O botão é acionado por aproximação. Quem deixar de acioná-lo é eliminado da prova. Os brothers ficaram dispostos em uma plataforma giratória, que pode girar ou ficar parada.
Quando alguém é eliminado, todos os botões entram em pausa e é o único momento em que eles podem se afastar do botão. Após o eliminado deixar a plataforma, a contagem regressiva recomeça e quem não tiver acionando o botão ao final da contagem também é eliminado.
Vence o brother que permanecer mais tempo na prova. Se até a exibição do programa desta sexta-feira (31) eles ainda estiverem na disputa, haverá uma etapa de desempate, que exigirá habilidade no arremesso, conforme explicou o apresentador Tadeu Schmidt.
Além da imunidade no paredão e o poder de mandar alguém direto para a berlinda, o vencedor também poderá vetar alguém da prova do líder da próxima semana.