O apresentador Pedro Bial, 64 anos, falou durante sua participação no programa Caldeirão exibido neste sábado (4) sobre a volta do Linha Direta na grade de programação da TV Globo. A atração, que fez sucesso entre 1990 e 2007, contará agora com o comando do jornalista.
Durante conversa com Marcos Mion, Bial contou detalhes sobre os preparativos para a estreia do programa, que ocorrerá ainda neste ano.
— Estamos a mil, são várias frentes. Tem uma frente de reportagem investigativa, de recuperação histórica que a gente está em campo, levantando histórias emocionantes, pertinentes — adiantou o jornalista.
Pedro também contou que apesar do programa ter feito muito sucesso, foi preciso atualizar seu formato, que contará com uma linguagem televisiva mais atual, que, de acordo com ele, é necessária aos novos tempos.
— Do outro lado é uma renovação de formato, pois é um programa que todo mundo lembra com muito carinho, mas muita coisa mudou em 15 anos na linguagem da televisão — explicou o apresentador.
O jornalista também ressaltou que hoje em dia é muito mais fácil apurar um fato pela presença de câmeras de segurança em diversos pontos das cidades e também pelo avanço da tecnologia que possibilita que as próprias pessoas façam registros fotográficos com o celular.
— Mesmo na presença de câmeras em todo o mundo, hoje uma cidade não tem ponto cego, tem sempre alguma câmera filmando, quando não é o celular da mesma pessoa. Então a gente quer dar uma renovada — acrescentou.
Novo apresentador do Linha Direta
Ainda durante sua participação no Caldeirão, Pedro Bial contou que ficou muito feliz e emocionado com o convite para comandar o Linha Direta. O jornalista também disse que esse trabalho será uma grande responsabilidade, já que a atração está na memória do público e fez um grande sucesso no passado.
— Estamos aí renovando esse formato, pois existe um carinho popular na memória e tem esse desejo por justiça, que todos nós temos, o povo brasileiro tem. De uma certa forma, não querendo se arrogar muito a importância, como inspiração pelo desejo de justiça, acho que o programa tem o seu lugar — finalizou.
Sucesso na década de 1990
O que nem todo mundo sabe é que a atração brasileira, que fez muito sucesso no Brasil na década de 1990 e no início dos anos 2000, é baseada em programas sobre crimes dos Estados Unidos, como Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries.
Em cada episódio do Linha Direta, eram apresentados ao público dois casos policiais, com detalhes sobre a cobertura jornalística na ocasião em que os crimes foram cometidos, as investigações realizadas até então e a reconstituição, tendo como base os depoimentos das testemunhas ou envolvidos.
A equipe de reportagem responsável pelo programa viajava por diversas regiões do Brasil procurando pautas e produzindo matérias. Os telespectadores também poderiam participar, enviando sugestões de assuntos.
O Linha Direta era exibido nas noites de quinta-feira e durante o período em que ficou no ar contou com o comando de diversos jornalistas, como Domingos Meirelles, Hélio Costa e Marcelo Rezende.