O apresentador Tadeu Schmidt explicou, no programa desta quinta-feira (16), como será a dinâmica para a formação do quinto paredão do BBB 23. O anúncio ocorreu antes da prova do líder, na qual todos os jogadores participam.
Os primeiros nove brothers que deixarem a prova, que é de resistência, sortearão "consequências" do jogo — uma delas manda direto ao paredão.
Já o poder curinga será leiloado no sábado (18) e, nesta semana, dará direito ao poder do silêncio: quem arrematá-lo poderá impedir alguém da casa de votar no paredão. No sábado, também será realizada a prova do anjo.
Como será formado o paredão
No domingo (19), como é de praxe, ocorre a formação da berlinda — já com um emparedado pela prova do líder — da seguinte forma: o anjo imuniza uma pessoa; o líder manda alguém diretamente ao paredão; o poder curinga impede algum participante de votar.
Em seguida, o restante da casa abre o voto. O mais votado pelos colegas estará na berlinda. Além disso, quem tiver sido empareado pela consequência da prova do líder terá direito a um contragolpe, puxando outro participante para o paredão. Quatro jogadores jogarão a prova bate-volta.