A Netflix lançou nesta quarta-feira (9) a aguardada quinta temporada de The Crown. Focando em um período delicado para a família britânica, nos anos 1990, os novos episódios são os primeiros lançados após a morte de Elizabeth II, aos 96 anos, em 9 de setembro.
A produção deve retratar fatos que deram o que falar na época em que ocorreram de verdade. O polêmico divórcio de Charles e Diana, o incêndio no Castelo de Windsor e a reveladora entrevista que a princesa deu após o fim do relacionamento estão entre os temas já confirmados no trailer.
Outro destaque da temporada é a troca de elenco. A princesa Diana, por exemplo, agora será interpretada por Elizabeth Debicki, cuja caracterização chamou atenção dos fãs nas primeiras imagens divulgadas. Já Elizabeth II será interpretada por Imelda Staunton, conhecida pelo papel da carrasca Dolores Umbrigde na franquia Harry Potter.
A seguir, GZH reúne tudo o que se sabe sobre a quinta temporada de The Crown.
O que será retratado na quinta temporada de The Crown?
De acordo com o IndieWire, a nova temporada englobará os eventos ocorridos entre 1991 e a primavera de 1997. Nesse período, a Netflix já declarou que o roteiro dará atenção especial a 1992, chamado por Elizabeth II de annus horribilis — em latim, a expressão se refere a um ano de infortúnios.
Além de mostrar os divórcios dos três filhos da rainha, ocorridos naquele ano em meio a polêmicas, a série irá mostrar a ascensão do primeiro-ministro John Major, que sucedeu Margaret Thatcher, e a crise econômica que abalou o Reino Unido e respingou na popularidade da monarquia.
Também não deve ficar de fora a polêmica entrevista dada por Lady Di ao canal BBC. Tida por muitos como a "pá de cal" na imagem da família real, a declaração de Diana continha detalhes sobre os pontos frágeis do seu relacionamento com Charles, incluindo as traições do herdeiro com Camilla Parker Bowles.
Outro momento que será retratado é o famoso "vestido da vingança" que a princesa usou após o divórcio. A aparição marcou oficialmente o fim do vínculo entre Diana e a família real, já que a peça, preta, decotada e sem alças, é oposta às rígidas normas da realeza.
A morte da princesa, porém, não deve ser mostrada na quinta temporada. Segundo informou o Deadline, a cena constará somente no próximo ano, que ainda está sendo gravado, e não irá retratar o exato momento da batida.
Quem são os novos atores de The Crown?
A quinta temporada volta com um elenco repaginado. Além de Imelda Staunton e Elizabeth Debicki, o ator Dominic West, conhecido por protagonizar a série A Escuta, também foi acrescentado ao quadro. Ele interpretará o príncipe (e agora rei) Charles, que antes era vivido por Josh O'Connor.
Jonathan Price (que foi o papa Francisco no filme Dois Papas) viverá o príncipe Philip, antes interpretado por Tobias Menzies. Também devem ser acrescentados Jonny Lee Miller (Elementary) como o primeiro-ministro John Major e Lesley Manville (Phantom Thread) como a princesa Margaret. Os príncipes Harry e William, por sua vez, ganharão vida pelos iniciantes Will Powell e Senan West.
Quando sai a quinta temporada de The Crown?
A quinta temporada teve todos os seus 10 episódios disponibilizados nesta quarta-feira (9), na Netflix.