O lançamento da série House of the Dragon, no canal HBO e na HBO Max, deu o que falar nas redes sociais no domingo (21). Inspirada no mundo fantástico dos livros de George R.R. Martin, a produção se debruça sobre a história dos Targaryen. A trama se passa cerca de 200 anos antes dos acontecimentos apresentados em Game of Thrones.
Entre os detalhes que chamaram a atenção do público estão algumas referências à história da série original. Confira abaixo algumas delas:
Passado em Westeros
A Patrulha da Cidade de Porto Real, apresentada na série original, conta com soldados que ficaram conhecidos como Mantos Dourados por conta da cor de suas capas. Já no primeiro episódio de House of the Dragon, a origem da organização se revela ao público: o príncipe Daemon (Matt Smith), criou-a quando precisou cuidar da segurança da capital dos Sete Reinos.
Sobre origens, inclusive, o spin-off traz uma curiosidade: Aegon, o Targaryen que conquistou Westeros, teve um sonho com o fim do mundo dos homens. De acordo com essa premonição, um inverno rigoroso e sem fim traria caos e destruição aos reinos, que precisariam se unir para sobreviver. O plano só funcionaria com a presença de um rei ou rainha Targaryen no Trono de Ferro.
Essa história se concretiza mais para frente, em Game of Thrones. O presságio de Aegon é uma referência clara aos acontecimentos da produção original e, em House of the Dragon, recebe o nome de As Crônicas de Gelo e Fogo, mesmo da série literária de Martin. A visão é contada pelo Rei Viserys I (Paddy Considine) à sua filha, a princesa Rhaenyra (Milly Alcock), que afirma que a história do sonho foi passada adiante por diversas gerações.
Enquanto ocorre a conversa, é possível observar ao fundo o crânio de Balerion, um dragão cujos restos mortais já haviam aparecido em Game of Thrones. O animal fantástico foi montado por Aegon no momento da conquista de Westeros e em outra ocasião por Viserys.
Além do crânio de Balerion, uma arma também pode ser reconhecida na história do passado. Conhecida como a adaga de Catspaw, o objeto, que aparece junto ao corpo de Viserys, foi usado para tentar assassinar Bran Stark e foi empregado por Arya Stark para matar o Rei da Noite.
Aos fãs atentos, também não passou despercebido o momento em que Rhaenyra diz "Dracarys" para comandar seu dragão, Syrax, que lança fogo sobre os corpos da mãe e do irmão em uma cerimônia de cremação. O termo foi utilizado anos depois por Daenerys, em uma de suas cenas mais marcantes.
Não é só de membros dos Targaryen que é feita a série House of the Dragon. Ao longo da história é possível verificar a presença de antepassados de outras casas de Westeros, como as Baratheon e Stark, que aparecem por meio de seus integrantes, Boremund Baratheon e Rickon Stark (mesmo nome dado a um dos filhos de Ned, anos depois).
A nova produção não mostrou uma abertura, mas a trilha que inicia Game of Thrones foi tocada ao final do episódio-piloto, gerando uma sensação de nostalgia ao público que busca semelhanças entre as duas séries.
Reação do público
Nas redes sociais, os fãs reagiram com emoção ao spin-off. Comentando alguns momentos da série, os internautas fizeram o assunto subir ao topo dos trending topics do Twitter. Confira: