Conhecida por ter interpretado Daenarys Targaryen em Game of Thrones, Emilia Clarke deu uma entrevista relatando seu estado de saúde após ter sofrido dois aneurismas cerebrais enquanto gravava a série, um em 2011 e outro em 2013. Ao programa Sunday Morning, da BBC One, a atriz de 35 anos disse que "perdeu" parte do seu cérebro.
— Uma parte do meu cérebro não é mais utilizável. É notável que eu seja capaz de falar, às vezes de forma articulada, e viver minha vida normalmente, sem absolutamente nenhuma consequência — contou. — Faço parte da minoria muito, muito, muito pequena de pessoas que podem sobreviver a isso.
A artista britânica tinha 22 anos quando sofreu o primeiro aneurisma, no intervalo entre a primeira e a segunda temporada da produção da HBO.
— Foi a dor mais excruciante, vômitos enormes, tentando recuperar a consciência; eu ficava me fazendo todas essas perguntas. Fiquei dizendo falas minhas da série na cabeça. Se você está vomitando e tem dor de cabeça, isso não é bom para o seu cérebro — relatou. — Foi incrivelmente útil ter Game of Thrones me arrebatando e me dando um propósito.
Ela disse que ficou surpresa por poder viver normalmente depois dos traumas:
— Em casos de derrames, basicamente, assim que qualquer parte do seu cérebro não recebe sangue por um segundo, ele desaparece.
Por causa desta experiência, Emilia fundou uma instituição para vítimas de lesões cerebrais e derrames chamada SameYou. Na mesma entrevista, ela observou que hoje aprendeu a se aceitar:
— Eu pensei: "Bem, isso é quem você é. Este é o cérebro que você tem. Portanto, não faz sentido quebrar continuamente seus cérebros sobre o que pode não estar lá".
Emilia falou pela primeira vez sobre os aneurismas em 2019, em um artigo para a revista The New Yorker. Na publicação, a artista entrou em detalhes sobre o caso: tudo teria começado durante uma sessão de exercícios. Após pedir uma pausa, devido a uma forte dor de cabeça, Clarke passou mal em um vestiário e precisou ser levada de ambulância para o hospital. Após descobrirem que ela tivera um aneurisma no cérebro, que tinha se rompido, causando hemorragia, a atriz precisou de uma cirurgia para reparar o local.
Mais tarde, os médicos ainda descobriram que ela também tinha outro aneurisma, que poderia se romper a qualquer momento. Durante os anos seguintes, ela conviveu com o problema, até que — devido ao aumento do aneurisma — precisou ser operada novamente.