A nostalgia vem em dose dupla nesta semana no Globoplay, com a estreia na plataforma de streaming da minissérie Anos Dourados, exibida originalmente pela Globo em 1986, mas que retrata a vida da juventude brasileira nos anos 1950. Assinada por Gilberto Braga e com direção-geral de Roberto Talma, a produção é estrelada por Malu Mader e Felipe Camargo como o casal de jovens namorados Lurdinha e Marcos, que precisa superar a reprovação dos pais dela para ficarem juntos.
— Foi uma história que pegou o público. Eu acho que, principalmente, pelo aspecto atemporal de uma história de amor — recordou Camargo no material de divulgação da obra encaminhado à imprensa pela Globo. — A história de amor do Marcos com a Lurdinha criou uma identificação enorme com o público, havia o impedimento do namoro entre eles e isso causava uma torcida muito grande.
Na trama, a família de Lurdinha desaprova a relação dela com Marcos porque os pais dele são separados — uma questão escandalosa para a década de 1950. Assim, a jovem esconde o romance dos próprios pais enquanto pode, ao mesmo tempo em que despista o namorado sobre a questão. Tudo vai por água abaixo, no entanto, quando ele a surpreende com uma visita à sua casa.
— É uma grande história, mais ou menos inspirada em Romeu e Julieta — complementou o ator. — Eu acho muito bacana poder passar para as novas gerações. Eu já falei para o meu filho que vai estrear e quero mostrar para ele. Tenho certeza de que ele vai gostar muito, como todas as pessoas gostam.
Com 20 capítulos, a minissérie ainda conta no elenco com outros grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como Betty Faria, José de Abreu e Nívea Maria.
Mais dicas
A voz de Jean William na Capital
O concerto Grandes Temas por Jean William, com o tenor paulista, chega a Porto Alegre trazendo sua proposta de democratizar o acesso à música clássica. O cantor sobe ao palco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº) nesta quarta-feira (11) às 21h, em uma apresentação que contará com a participação de Luiza Possi, além de nove instrumentistas que os acompanham.
Com entrada franca, a apresentação terá obras de compositores como Villa-Lobos, Schumann e Puccini. As senhas devem ser retiradas na recepção do Multipalco. William é um dos nomes de destaque da música erudita brasileira, já tendo se apresentado em salas como o Lincoln Center, em Nova York, e a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco.
Noite de dança e troca de ideias
Organizada pela Aliança Francesa de Porto Alegre, a Noite das Ideias pretende refletir sobre a cooperação das pessoas em sociedades que enfrentam desafios únicos. Partindo disso, duas atividades ocorrerão no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Às 18h30min, haverá um debate com a professora de dança Mônica Fagundes Dantas e o rapper Rafa Rafuagi, mediado por Otávio Moura. Às 20h, será apresentado um espetáculo de dança da companhia Chriki’Z em parceria com estudantes da UFRGS. A entrada é franca e o evento será transmitido no canal da Aliança Francesa no YouTube.
Michel Zózimo no Macrs
A partir desta quarta, às 19h, o público poderá visitar a exposição A Mão Encantada e Outros Trabalhos Exemplares, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), em cartaz na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A mostra traz trabalhos inéditos de Michel Zózimo, que assumem formas de figuras monstruosas, grotescas e líricas. As visitações ocorrem todos os dias, das 10h às 18h, até 10 de julho.
Um grande sucesso no Corujão
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014), que rendeu a Steve Carell uma indicação ao Oscar de melhor ator, é o destaque do Corujão na madrugada desta quarta para quinta na RBS TV. No ar a partir das 2h05min, o filme de Bennett Miller, inspirado em uma história real, retrata a doentia conexão entre o excêntrico milionário John du Pont (Carell), o campeão olímpico de luta greco-romana Mark Schultz (Channing Tatum), a quem ele decidiu patrocinar, e o treinador e irmão do atleta, Dave (Mark Ruffalo).