Pantanal retornará à televisão nesta segunda-feira (28) na faixa das 21h da RBS TV, em uma nova versão.
Grande sucesso da dramaturgia brasileira, a novela original foi exibida nos anos 1990, pela TV Manchete, e encantou o público com suas imagens da natureza brasileira, assim como pela lenda de Juma, mulher que os moradores do Pantanal acreditavam ter o poder de se transformar em onça.
Apesar de alguns dos atores do elenco original estarem escalados para o remake, muitos outros ficaram de fora da nova versão. A seguir, GZH conta por onde cada um deles esteve nos últimos anos e quem está de volta na trama.
Cristiana Oliveira (Juma Marruá)
Intérprete de Juma Marruá na versão original de Pantanal, na década de 1990, a atriz Cristiana Oliveira é atualmente voluntária na ONG SOS Pantanal e fez várias expedições para entregar cestas básicas, mudas de árvores e computadores para escolas ribeirinhas. Seu trabalho mais recente foi em 2019, na novela Topíssima, da TV Record, na qual interpretou a vilã, que antagonizava com a própria filha, a protagonista Sophia (Camila Rodrigues).
Marcos Winter (Jove)
Marcos Winter, que deu vida a Joventino Leôncio Neto, o Jove, na versão original de Pantanal, também seguiu carreira nos últimos anos na dramaturgia da Record: ele interpretou Massá em Gênesis e atualmente vive Aitofel em Reis. Antes disso, Winter participou da série da Globo Segunda Chamada, como Alberto Freitas, e do filme Happy Hour — Verdades e Consequências (2019), de Eduardo Albergaria.
Paulo Gorgulho (Zé Lucas)
Paulo Gorgulho é um dos atores escalados para retornar a Pantanal, desta vez interpretando Ceci na primeira fase da novela. O ator também participou de Segunda Chamada, na Globo, no ar entre 2019 e 2021, como o professor Jacinto Queiroz Araújo. Já no cinema, ele participou de projetos como O Jardim Secreto de Mariana (2021), de Sérgio Rezende, e O Matador (2017), de Marcelo Galvão.
Marcos Palmeira (Tadeu Aparecido Leôncio)
Marcos Palmeira é outro veterano que retorna a Pantanal, interpretando José Leôncio (na versão original, representou Tadeu Aparecido Leôncio, filho de José). Nas últimas décadas, o ator esteve constantemente na televisão, no elenco de grandes sucessos da dramaturgia como A Dona do Pedaço, em 2019; Velho Chico, em 2016; e Cheias de Charme, em 2012. Ele também participou de filmes como Boca de Ouro (2020) e Minha Vida em Marte (2018).
Jussara Freire (Filó)
Quem também segue na ativa é Jussara Freire, que atualmente participa da novela das sete da Globo, Quanto Mais Vida, Melhor!, como Tuninha. Nos últimos anos, ela esteve no ar em A Dona do Pedaço, de 2019, da Globo, e em Apocalipse e Escrava Mãe, respectivamente de 2017 e 2016, da TV Record.
Ítala Nandi (Madeleine Braga Novaes)
A atriz gaúcha Ítala Nandi se afastou da televisão nos últimos anos, com seus últimos trabalhos remontando a 2015 e 2014, quando participou dos projetos da Record Manual Prático da Melhor Idade e Milagres de Jesus. Depois disso, ela se dedicou ao cinema, com participações em Nova Amsterdam (2016), Possessões (2018) e Domingo (2019). Durante a pandemia, Ítala também participou de atividades online promovidas pelo Sesc.
Ângela Leal (Maria Bruaca)
Mãe da também atriz Leandra Leal, Ângela Leal teve uma carreira prolífica na televisão após Pantanal, participando de novelas como Páginas da Vida e Sete Pecados. Recentemente, entre 2017 e 2018, ela deu vida a Dona Noêmia na série média Sob Pressão, da Globo. A atriz ainda se aventurou no cinema, participando dos filmes Mato sem Cachorro (2013) e Bonitinha mas Ordinária (2013).
Nathália Timberg (Mariana Braga Novaes)
Também não faltaram trabalhos para Nathália Timberg, que aos 92 anos segue na ativa. A atriz recentemente interpretou Alice Barone, na quarta temporada da série Sessão de Terapia, do Globoplay, assim como Gladys Mantovani, na novela A Dona do Pedaço. Antes disso, Nathália ainda participou das novelas O Outro Lado do Paraíso, Amor à Vida e Insensato Coração, e dos filmes Em Três Atos (2015) e Vendo ou Alugo (2013).