Uma fala de Douglas Silva provocou reações na internet nesta segunda-feira (28), levantando acusações de intolerância religiosa. Durante a manhã, o participante do Big Brother Brasil 22 sugeriu que Linn da Quebrada teria feito uma "mandinga" contra Pedro Scooby ao dar a ele um fio de sua trança.
O perfil oficial da cantora nas redes sociais se pronunciou sobre o caso (veja o comunicado na íntegra abaixo), argumentando que o uso inadequado do termo pode ser entendido como "racismo religioso". Além disso, destacou que dar um fio a um dos participantes tem significado afetivo.
"Eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé? Lina é uma mulher de candomblé. Lina é uma mulher de fé, Lina é uma mulher de asè, Lina é uma mulher de candomblé", inicia a publicação.
Segundo o texto, "'mandinga', sendo colocada em um tom pejorativo, diz muito sobre a falta de informação de quem fala e sobre como preconceitos e estereótipos são reproduzidos. As tranças têm um significado precioso para Lina e para o povo negro".
"No nosso país, 'mandinga' é, muitas vezes, interpretada como parte dos rituais tradicionais de matriz africana, como algo ruim ou negativo. O uso inadequado do termo pode ser compreendido como racismo religioso, visto que somos pedagogizados na intolerância religiosa", segue a publicação.
"Ser uma mulher de axé é sobre ter coragem, como nos ensina Iansã e nos mostra Iemanjá com toda a sua intelectualidade. O que nos conforta é saber que dentro e fora da casa Lina é cuidada e querida pelo sagrado, pelos Orixás. Como sabemos, a liberdade de crença é um direito", encerra o post, que vem acompanhado de uma foto de Linn com o babalorixá Rodney William de Oxossi.
Depois do ocorrido, a equipe de Douglas Silva também se pronunciou sobre o caso. Em publicação no Twitter (leia na íntegra abaixo), os administradores do perfil pediram desculpas à participante e aos praticantes de religiões de matriz africana.
"Pedimos desculpas a todos os praticantes e cultuadores das religiões de matrizes africanas e para toda a ancestralidade pela fala equivocada do mesmo ao se referir a um presente que Pedro Scooby recebeu de Lina. Estendemos o pedido de desculpas à participante e sua família, por qualquer constrangimento gerado pela situação. Enfatizamos ainda a importância do respeito para com todas as religiões e a prática da tolerância", diz a publicação.
Entenda o caso
Tudo começou no quarto grunge, quando Scooby encontrou uma das tranças que Linn deu para ele quando mudou o visual. O surfista explicou para os colegas que guardou o presente, quando Douglas declarou:
— Por isso você não está conseguindo dormir.
Além de Scooby, Arthur Aguiar e Lucas riram do comentário. Ao ser questionado, Arthur admitiu que não tinha realmente compreendido a piada.
— As mandingas vêm, filho. Ainda mais você (Scooby), tá brincando e dormindo. Passa óleos essenciais e "pô, não sei o que tá acontecendo". Toda hora passando óleos essenciais, mas aí pega o bagulho (trança). Vai acabar com o óleo e não vai resolver o problema — disse Douglas, rindo.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.