A série sul-coreana Round 6, lançamento recente da Netflix e que tem ocupado o posto de mais vistos da plataforma nos últimos dias, está sendo acusada de plágio. Nas redes sociais, espectadores têm visto semelhanças na história com o filme japonês As The Gods Will, lançado em 2014.
No seriado, 465 endividados entram para um game disputado em seis rounds. Eles se enfrentam entre si em jogos infantis tradicionais da Coreia do Sul, e os perdedores acabam pagando com a própria vida. O grande campeão fatura uma fortuna de 45,6 bilhões de wones (cerca de R$ 208 milhões de reais, na conversão atual).
O filme tem a mesma lógica, em que os games valem a vida dos participantes. Enquadramentos também foram acusados de serem semelhantes, conforme imagens comparadas abaixo (à esquerda, o filme japonês e, à direita, cenas de Round 6):
Após a repercussão dos comentários, o diretor afirmou que o roteiro de Round 6 nasceu entre 2008 e 2009, anos antes da estreia do longa. Em entrevista ao jornal Korea Herald, o cineasta Hwang Dong-hyuk até reconheceu que um dos desafios mostrados na série é igual.
— É verdade que o primeiro jogo que vemos na série é similar, mas depois desse, não há muitas semelhanças. (...) Não é algo que quero fazer, dizer que sou dono da história, mas se eu tivesse de falar, diria que fiz primeiro — reforçou ele.
Os produtores de As The Gods Will e a Netflix ainda não se pronunciaram sobre as acusações.