Sim, o Emmy 2021 é mês que vem e com a premiação surge uma extensa lista de opções de séries para assistir. Mas os streamings estão cheios de preciosidades antigas, algumas escondidas no meio de títulos mais populares de comédia, como Friends, The Office e Seinfeld, para citar apenas alguns.
GZH listou sete atrações que por alguma razão fizeram história na TV e são dignas de maratona – seja para quem ainda não assistiu ou para quem quer rever para lembrar. Um critério importante: todas estrearam antes de 2010.

Lost
O voo 815, da Oceanic Airlines, que seguia de Sydney para Los Angeles cai em uma ilha deserta e parte dos passageiros sobrevive e precisa se virar nesse lugar que ninguém sabe bem onde é e está cheio de mistérios e alguns perigos. O episódio piloto custou cerca de US$ 10 milhões e foi um dos mais caros na época. Com personagens carismáticos e fazendo uso de flashbacks e flashforwards (e até uma realidade paralela), Lost estreou em 2004 e foi um verdadeiro fenômeno na TV e fora dela. Na internet, fãs debatiam em fóruns, comunidades no Orkut e blogs especializados dezenas de teorias sobre a trama. O que significava aquela sequência de números? Quem são os Outros? Teve até participação do brasileiro Rodrigo Santoro na terceira temporada. É verdade que o último ano e o final dividiram opiniões, mas isso não diminui a relevância da série.
Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video
Episódios: 121
Período de exibição: 2004-2010

Família Soprano
Não, não se trata de uma história sobre um grupo de cantores de ópera. Longe disso. Esse é um drama sobre Tony Soprano, um pai de família de meia-idade que esconde um segredo: ele é o chefe da máfia de Nova Jersey. Com receio de ser descoberto pela esposa e filhos, o protagonista passa a ter ataques de pânico frequentes, o que o leva para a terapia. Família Soprano foi apontada como a série de TV com o melhor roteiro da história pelo Writers Guild of America (associação de roteiristas americanos) em 2013 – por sinal, ano da morte do ator James Gandolfini, que interpretou o mafioso.
Onde assistir: HBO Max
Episódios: 86
Período de exibição: 1999-2007

House
Séries que se passam em emergências de hospitais são um verdadeiro sucesso de público. Depois de E.R. (Plantão Médico) e um pouco antes de Grey's Anatomy, o médico que tomava conta das telas era Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, que lotou a estante de casa com prêmios pela atuação. A série, na verdade, deve muito ao protagonista, embora ele esteja cercado de bons coadjuvantes. O infectologista e nefrologista é viciado em analgésicos, ranzinza, cético, mas brilhante e que sempre tem resposta para tudo, além de chegar aos mais surpreendentes diagnósticos. Ele também não confia em ninguém, nem nos pacientes: "Everybody lies" ("Todo mundo mente", na tradução livre) é sua frase mais repetida e dá nome ao primeiro episódio da série (e ainda faz um trocadilho com o último).
Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video
Episódios: 177
Período de exibição: 2004-2012

Mad Men
À primeira vista parece uma propaganda de cigarros, tamanha fumaceira que circula na agência de publicidade fictícia Sterling Cooper, em Nova York. A história se passa nos anos 1960 e acompanha o diretor de criação, Don Draper (Jon Hamm), e suas relações pessoais e profissionais. A narrativa é um pouco lenta, é verdade, mas vale a pena. Mad Men não é apenas uma trama sobre publicitários impecavelmente vestidos vendendo o sonho americano: a série aborda os costumes conservadores da época, sim, mas levanta questões importantes como sexismo, misoginia e racismo, além de carreira, casamento, maternidade, alcoolismo e tabagismo.
Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video
Episódios: 92
Período de exibição: 2007-2015

The Wire
É verdade que não foi um sucesso de audiência, mas esse drama policial figura sempre na lista das melhores séries de todos os tempos feitas pela crítica. A revista Entertainment Weekly a elegeu como a mais importante da história da televisão. Criada pelo jornalista David Simon e por Ed Burns, um ex-policial e professor na cidade de Baltimore, a série se baseou nas experiências de ambos para abordar o narcotráfico na cidade norte-americana de Baltimore do ponto de vista dos policiais que estão investigando os crimes com uso de uma escuta telefônica (daí o título), ao mesmo tempo em que mostra a outra perspectiva, a dos traficantes e de usuários de drogas, em múltiplas histórias.
Onde assistir: HBO Max
Episódios: 60
Período de exibição: 2002-2008

Six Feet Under
A série sobre uma família disfuncional de Los Angeles que administra uma funerária estreou há exatos 20 anos. O patriarca morre em um acidente de carro na véspera do Natal e deixa, em testamento, os negócios da Fisher & Sons Funeral Home nas mãos dos filhos, Nate e David. Six Feet Under é uma criação de Alan Ball, roteirista vencedor do Oscar por Beleza Americana. É, acima de tudo, uma crônica sobre família, amor e luto. Há quem diga que o episódio final é uma das coisas mais bonitas já feitas na televisão: recebeu nota 9.9 no IMDb.
Onde assistir: HBO Max
Episódios: 63
Período de exibição: 2001-2005

Breaking Bad
Se você tentou ver os primeiros episódios e não engrenou, não desista. É na terceira temporada que essa obra de Vince Gilligan realmente decola. A transformação de um personagem como Walter White, um pacato professor de química que, ao descobrir um câncer, resolve produzir e vender metanfetamina para pagar o tratamento e garantir o sustento da família, leva tempo para ser narrada. Bryan Cranston vive o protagonista, mas Aaron Paul, seu parceiro de cena, brilhou como Jesse Pinkman, o ex-aluno que abre os caminhos do crime para o professor. Originalmente planejado para morrer cedo, ele se tornou necessário para a trama e ainda ganhou um spin-off (o filme El Camino, do mesmo criador e disponível na Netflix). Breaking Bad foi eleita a melhor série de todos os tempos pela revista britânica Empire, em ranking publicado em março deste ano, e coleciona prêmios Emmy e Globo de Ouro.
Onde assistir: Netflix
Episódios: 62
Período de exibição: 2008-2013