Pioneiro do rock brasileiro e ícone da Jovem Guarda, Erasmo Carlos comemora seus 80 anos – celebrados no dia 5 de junho – com a estreia do documentário Erasmo 80. Lançado neste fim de semana pelo Globoplay, o filme revela imagens inéditas da turma da Tijuca, a Jovem Guarda, o sucesso internacional, a amizade com o rei Roberto Carlos e sua poderosa influência de comportamento, moda e atitude ao longo das décadas.
O material é formado por três grandes entrevistas com Erasmo, números musicais exclusivos — de faixas como Festa de Arromba e Gente Aberta — e uma extensa pesquisa de imagens, trazendo algumas pérolas inéditas em programas de TV e shows.
— Eu gosto muito de ser pioneiro. O primeiro cara a usar chapéu de cowboy? Sou eu. O primeiro cara que faz isso? O Erasmo. Pulseira? Foi o Erasmo. Então, hoje em dia vejo umas coisas aí e digo: “Pô, eu já fiz isso”, sabe? Fui o primeiro a fazer isso, ou o segundo a fazer. Mas meu maior orgulho de todos é o rock português, sabe, bicho? — disse Erasmo em entrevista para o documentário.
O documentário foi gravado na casa onde viveu o arquiteto José Zanine Caldas, no Rio de Janeiro, e traz Erasmo com o violão no colo, falando sobre a composição de grandes sucessos e assistindo a imagens de sua carreira, além de cantar ao lado de sua banda. A produção do filme é da equipe do programa Conversa com Bial, da Rede Globo. O apresentador, inclusive, conduz parte das entrevistas e aparece em bate-papos realizados na década de 1990 com o Tremendão.
Erasmo 80 é o terceiro documentário produzido pelo Conversa.doc, núcleo de documentários do programa. O primeiro título da equipe foi Em Nome de Deus, que trouxe depoimentos e revelações sobre o caso do médium João de Deus. Na sequência, veio o especial Arnaldo 60, lançado em novembro do ano passado, em que destaca a carreira de Arnaldo Antunes, em material também formado por apresentações musicais inéditas.
Mais dicas
Reviravolta em “No Limite”
Na semana passada, a tribo Calango se deu melhor nos desafios e conseguiu vencer a tribo rival em No Limite. Depois de cinco derrotas consecutivas nas últimas semanas e já quase sem mantimentos no acampamento, a tribo conseguiu se reinventar. A dúvida é se o grupo vai seguir vitorioso no episódio desta noite, que vai ao ar após Império, na RBS TV.
Com a vitória na semana passada, Jéssica, Carol Peixinho, Kaysar e André garantiram mais uma semana na disputa. Pela equipe adversária, a Carcará, o escolhido para deixar o jogo foi o modelo Gui Napolitano. O programa está previsto para chegar ao fim na metade de julho.
Saudade, João Gilberto
Nesta terça-feira, dia 6 de julho, completam-se dois anos da morte de João Gilberto. O canal pago BIS preparou uma homenagem ao pai da bossa nova, às 21h, com a exibição do documentário Onde Está Você, João Gilberto?.
Inspirado no livro Ho-ba-la-lá: À Procura de João Gilberto, o cineasta Georges Gachot desembarca no Rio de Janeiro para encontrar o compositor e entender a história e a essência do gênero musical brasileiro mais aclamado ao redor do mundo.
Reencontro com o Guri
A partir desta terça, o Guri de Uruguaiana receberá semanalmente o público porto-alegrense no seu Programa do Guri, no Teatro Amrigs (Av. Ipiranga, 5.311), na Capital. Em formato de programa de auditório, o espetáculo irá contar com brincadeiras e apresentações musicais da dupla Claus e Vanessa e do cantor Elton Saldanha, que também farão participações especiais.
O evento está marcado para as 20h e contará com público reduzido, seguindo medidas de distanciamento e higiene para prevenir a propagação do coronavírus. Os ingressos custam a partir de R$ 30, com taxas, e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
Bate-papo com Lia Menna Barreto
Em cartaz no Margs, a exposição A Boneca Sou Eu será tema de um bate-papo virtual entre a artista visual Lia Menna Barreto, que assina as obras, e o historiador da arte Eduardo Veras. Reunindo dezenas de esculturas, instalações, pinturas e desenhos, a mostra traça um panorama da trajetória de Lia desde 1985 até os dias atuais, propondo reflexões sobre infância e feminilidade. O encontro terá tradução simultânea para Libras e será transmitido nesta noite, às 19h, pelo canal do Margs no YouTube. O acesso é gratuito.