O discurso de que 2020 é o ano da reinvenção também cabe para o Decora, programa do canal pago GNT. Em sua 15ª temporada, lançada em outubro, a atração passou a se chamar Decore-se e ganhou uma nova apresentadora, a arquiteta e influencer Stephanie Ribeiro. Ela substitui Mauricio Arruda, que tem uma enorme legião de fãs e deixou o programa após quatro anos.
— Mesmo assim, acho que ninguém sentiu diferença, porque eu e ele temos muito em comum: somos preocupados em valorizar o artesanal, a cultura brasileira e em buscar artistas brasileiros pouco conhecidos nas decorações — destaca Stephanie, em entrevista por telefone a GZH.
Dias antes da estreia, os dois arquitetos se encontraram, sem querer, em um mercado no Rio de Janeiro.
— Ele é incrível, até brincou com meu cachorro no meio do corredor (risos). O Mauricio me deixou bem menos ansiosa naqueles minutos — recorda a nova apresentadora.
Além do alvoroço nas redes sociais pela saída de Arruda, a nova temporada chegou repleta de dúvidas. Por conta da pandemia, todas as gravações foram remotas — uma dificuldade para Stephanie, que prefere o contato humano e relacionar cada projeto com a história de seus clientes. Ela trata cada composição arquitetônica como uma forma de transformar o mundo:
— Não me vejo como artista, e sim como uma agente da sociedade que bebe da arte para o seu fazer. Eu sei o quanto cada projeto impacta as pessoas e faço esse exercício constante de olhar para a vida das pessoas.
Nesta temporada do Decore-se, que tem episódios inéditos todas as terças-feiras, às 22h, a arquiteta já precisou montar um espaço compartilhado por uma avó e seu neto youtuber e até mesmo uma sala de estar integrada com uma cozinha para um jovem casal. As ideias surgiram, principalmente, dos cadernos de fundamentação teórica que Stephanie mantém atualizados desde o período em que estudou na PUC Campinas. Neles, faz colagens de texturas, cores e elementos que conversem entre si para serem utilizados em projetos futuros:
— Sempre serei a paranoica do caderninho (risos). Tenho essa necessidade de anotar desde a infância, meus pais sempre me incentivaram a desenhar, fazer roupas para as bonecas. Essa áurea criativa é uma consequência de quando eu era criança.
Ativismo
Muito antenada nas redes sociais, a influencer também utiliza isso a seu favor nas dicas que apresenta no Decore-se.
— Nos meus projetos, a pessoa sempre vai ver uma cor, uma textura ou um pensamento diferente. Eu sou muito sensorial e penso desde a cor do lençol até a textura da almofada que vai na caminha do bebê. Os pequenos detalhes fazem a diferença, desde que tudo seja confortável e fuja do óbvio — aponta Stephanie.
Personalidade
Antes de comandar o Decore-se, Stephanie era colunista de revista e conhecida nas redes por seu ativismo racial e de gênero. Durante o BBB 20, sua conta no Instagram virou alvo de ataques de fãs de Felipe Prior após ela ter escrito sobre o machismo do participante.
— As pessoas têm opiniões em cima de outras opiniões, e as redes sociais acabam sendo um vespeiro. Mas sigo usando as redes para aquilo em que acredito: eu sou uma mulher negra no Brasil em que as pessoas dificilmente escutam o que eu tenho a dizer. No fim, preciso falar desses assuntos por ser arquiteta — reitera Stephanie.
Feliz com o aumento da representatividade negra na televisão, Stephanie segue com sua personalidade falando alto nas redes. Entre um post de arquitetura e bem-estar, compartilha imagens de seu cachorro, Bhaskar.
— A única coisa que eu me sinto cobrada é de ser eu mesma, o tempo todo. Acredito que quanto mais leveza eu tiver nas minhas publicações, mais vou chegar ao público, e mais eles vão se sentir tocados — finaliza.