Considerado um dos líderes da nouvelle cuisine, o celebrado chef francês Pierre Troisgros morreu nesta quarta-feira (23), aos 92 anos, em decorrência de um enfarte. Segundo informou sua assessoria de imprensa, Pierre, que é pai do chef e apresentador Claude Troisgros e avô de Thomas, estava em sua casa em Le Coteau, na França.
Depois de Paul Bocuse, de quem era próximo, e de Joël Robuchon, ambos mortos em 2018, Pierre é mais um ícone da alta gastronomia francesa que sai de cena. Ele fez fama ao lado de seu irmão Jean, na cozinha do restaurante familiar em Roanne.
"Um dos últimos grandes chefs a quem devemos muito. Uma época que se vai", declarou o chef francês Laurent Suaudeau, por meio de comunicado.
Claude, que comanda o Mestre do Sabor, na Globo, também se pronunciou por sua conta no Instagram. "Papai nos educou com amor, sabedoria e generosidade. Como chef, marcou gerações de cozinheiros com sua mente livre, alegre e criativa. Ele foi um homem do bem, que viveu a vida plenamente. Orgulho de ser seu filho", escreveu ele.