De dar água na boca: assim deve ser a televisão por assinatura em setembro, com a estreia de Lugares Desconhecidos, com Anthony Bourdain (1956—2018), e da segunda temporada de Sabores Extremos, com Gordon Ramsay. Nas duas séries documentais, os chefs deixam suas cozinhas para trás para explorar a gastronomia muito além dos limites de quatro paredes, desbravando receitas mundo afora.
Ramsay retorna ao National Geographic na noite desta quarta-feira (9), a partir das 22h30min, deixando para trás a fama de demônio, conquistada no reality Hell's Kitchen. Aqui, ele vive uma jornada geográfica, culinária e até mesmo espiritual: “Temos a oportunidade de aprender com os habitantes locais e ouvir suas histórias, o que nos dá uma experiência e uma compreensão muito mais profunda do mundo que nos rodeia”, afirmou, em divulgação à imprensa.
Vencedor de várias estrelas Michelin (a maior honraria que um restaurante pode receber), ele está em busca desta inspiração em Sabores Extremos e não poupa esforços para encontrá-la. A produção mergulha na natureza selvagem, com Ramsay enfrentando águas tempestuosas na Tasmânia para capturar lagostas; pulando de um helicóptero para pescar mexilhões na costa sul-africana; explorando cavernas infestadas de morcegos na Indonésia para obter camarões gigantes; entre outros perigos em nome da culinária.
Depois de algumas doses de adrenalina e convivência com a comunidade local, o chef prepara um banquete inspirado em tudo o que vivenciou e aprendeu. Os mestres de culinária destas regiões são convidados, assim como aqueles que o acolheram, para a refeição de despedida.
Quem quiser acompanhar Ramsay na empreitada de forma mais intensa, poderá escanear o código QR disponibilizado pela Nat Geo durante a transmissão. A partir dali, é possível conferir as receitas do chef na íntegra, disponíveis no site da National Greographic.
- Sabores Extremos com Gordon Ramsay, quarta-feira (9), 22h30min, no Nat Geo
Bourdain
Já nas tardes de domingo, a partir das 18h30min, será possível viajar em um clima completamente diferente com Lugares Desconhecidos, de Anthony Bourdain. Exibido originalmente pela CNN dos Estados Unidos, a produção agora é retransmitida pela filial brasileira.
Nos episódios, Bourdain desbrava o mundo a partir da culinária, sem esquecer traços igualmente importantes dos lugares que visita, como a cultura, a história e as política locais. Comparado a um jornalista por sua lógica de trabalho, ele não deixa a gastronomia de lado, mas a coloca como mais um ingrediente em suas jornadas de exploração pelo mundo.
Nos Estados Unidos, a série ficou no ar de 2013 até a morte do apresentador, em 2018. Os cinco anos na CNN vieram após o apresentador deixar o Travel Channel, em que alcançou a fama com Sem Reservas. Antes disto, no entanto, seu nome já era relativamente conhecido graças ao livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, de 2000, em que ele lançou luz sobre o verdadeiro ambiente nas cozinhas de grandes restaurantes.
Na versão brasileira, Lugares Desconhecidos ganha ainda apresentação do chef André Mifano.