Do sofá de sua casa, em Salvador, para as poltronas vermelhas dos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Carlinhos Brown aguarda com expectativa a ponte aérea que mudará sua rotina nos próximos meses: a nova temporada do The Voice Brasil e a retomada do The Voice Kids foram confirmadas para o segundo semestre com novos formatos e rígidas normas de segurança por conta da pandemia.
— Serei eu uma criança reiniciada em convívios criteriosos e com novos protocolos, onde também vou aprender com o momento como deva me portar, não apenas no programa, mas também nos aeroportos, nos banheiros públicos e onde mais estiver reunido com outras pessoas — disse o cantor em entrevista a GaúchaZH.
O músico baiano é figura cativa - e cativante - do reality musical. Está presente desde o início da atração dos adultos, em 2012, e dos pequenos, em 2016. No último ano, decidiu se dedicar apenas à versão Kids, que voltará a ser transmitida ao vivo a partir do dia 20 de setembro, após cinco meses de paralisação forçada.
A partir de agora, as apresentações serão remotas – no estúdio, estarão apenas técnicos, apresentadores e uma equipe reduzida atrás das câmeras, obedecendo diretrizes como medição de temperatura, distanciamento social e reforço de higienização, assim como ocorreu na retomada de outros programas de TV no entretenimento e na gravação das novelas.
— Acho que o público vai receber bem os shows virtuais dos candidatos, porque os shows terminam sendo como um abraço carinhoso. Mesmo a distância, e tudo é feito com muito amor — falou, confiante no novo formato.
Mesmo com a finalização da temporada do The Voice Kids, Brown seguirá sentado na icônica cadeira do reality. Com a saída de Ivete Sangalo, o cantor foi escalado para retornar ao The Voice Brasil, que terá sua nona temporada em 2020. “Entusiasmo” e “felicidade” foram as palavras usadas por ele para definir a volta do programa.
— É uma honra participar de tudo isso. Mesmo sabendo que o momento é difícil, acredito que nós precisamos ter esse olhar de beleza diante das dificuldades — afirmou.
Novo álbum
Enquanto aguarda com ansiedade o retorno à TV, Carlinhos Brown aproveitou o período de quarentena para lançar um novo álbum. Umbandista, disponível nas plataformas digitais desde a última sexta-feira (14), possui músicas autorais, como Dois Grudados, e novas versões de canções que ficaram conhecidas por outros artistas, como Muito Obrigado, Axé, marcada pelas vozes de Maria Bethânia e de Ivete Sangalo, e Já Sei Namorar, hit dos Tribalistas.
— Reunir as músicas em um álbum deu-se pelo fato de eu não ter tantas gravações ao vivo registradas e disponibilizadas, e também no desejo de apresentar composições minhas inéditas na minha voz, que gravei durante essa pandemia — explicou o baiano.
Carlinhos Brown vê com preocupação o baque no setor cultural provocado pelo coronavírus, mas, ao mesmo tempo, tenta olhar a crise pelo lado positivo.
— Se observarmos bem, esse também está entre os setores mais ativos e generosos nesta pandemia, dada a quantidade de lives que foram realizadas, inclusive arrecadando alimentos e insumos variados para doações. (...) O que nos conforta é que independente dessa escassez, não faltou inspiração — disse, confiante.
Questionado sobre como fará ecoar o seu famoso grito "Ajayô" sem presença de plateia no The Voice, uma de suas marcas no programa, Carlinhos Brown respondeu com risos e confiança:
— O que eu espero do "Ajayô" é uma resposta espiritual de que tudo esteja bem, de que estejamos em paz, de que a saúde se faça presente. Não é um grito para angariar aplausos, mas sim, para se afirmar na espiritualidade e pedir bençãos para todos nós — finalizou.