Após dois meses de preparo, foi exibida no Jornal do Almoço, às 12h deste sábado (1º), na RBS TV, a final da sétima temporada do Desafio Farroupilha. Batizada de Conte Comigo, a edição homenageou, por meio da dança, os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. O episódio final foi marcado por muita emoção.
Durante o especial, a dupla musical César Oliveira & Rogério Melo apresentou o vídeo da dança no pátio do Grupo Hospitalar Conceição. Para a gravação do projeto, o prédio do hospital foi todo iluminada e recebeu a visita do caminhão do projeto Música a Domicílio, de Marau.
O vídeo elaborado durante o desafio foi apresentando diante de uma plateia formada por profissionais da saúde do Hospital Conceição. Incluindo as técnicas de enfermagem Pâmela Metz e Priscila da Rosa que, durante um treinamento para atuar no combato ao coronavírus, descobriram que eram filhas do mesmo pai.
A dupla protagonizou a grande surpresa do episódio final: Priscila não sabia, mas o pai também estava na plateia. Após 29 anos sem se encontrar, pai e filha de abraçaram (por meio de uma barreira de proteção sanitária).
— Que tu perdoe o pai, tu é uma moça maravilha, que Deus botou no mundo. Eu te peço perdão mais uma vez aqui na tua frente — afirmou Ivan da Rosa.
Já Priscila disse estar emocionada com o reencontro:
— Eu nunca imaginei encontrar ele aqui. Estou emocionada.
A dupla de apresentadores relembrou todas as histórias contadas durante os episódios do especial. Também foram apresentados depoimentos dos dançarinos que participaram da construção do vídeo.
Gravação do vídeo
Seguindo as medidas de distanciamento social, o vídeo exibido neste sábado foi gravado individualmente pelos dançarinos de quatro CTGs — Farroupilha (de Alegrete), Ouro Negro (de Canoas), Tiarayu (Porto Alegre) e Rancho da Amizade (Santo Cristo). Apenas os casais que moram na mesma casa foram autorizados a gravarem juntos. Diferentemente das outras edições, neste ano, o Desafio Farroupilha não promoveu competição entre os grupos.
Por conta da pandemia, as sedes dos grupos tradicionalistas estão fechadas. Por isso, a produção usou a tecnologia para solucionar a questão: cenários foram criados em computador pela escola de efeitos visuais Gracom. Desta forma, o grupo de dançarinos se reuniu, mesmo que virtualmente.
— Tivemos um resultado muito bom no final, pelo tempo que tivemos. Conseguimos ajustar o tempo de dança dos dançarinos — afirmou Fabian de Castro, professor da Gracom.
A música apresentada no vídeo foi gravada por César Oliveira & Rogério Melo, com apoio instrumental de Jorge Marinho. A letra homenageia os profissionais da linha de frente e os pacientes que se recuperam do coronavírus.
"Valentes soldados da linha de frente, para cada pacientes instrumentos de Deus. Pela vida dos outros fazendo de tudo, distantes do mundo, mas juntos dos teus", diz um dos trechos da canção.