A noite foi de decisão no Mestre do Sabor. Nesta quinta-feira (16), os últimos cinco participantes disputaram as quatro vagas na final da competição culinária, que será exibida na próxima semana. Assim como na última fase, foram dois desafios: o primeiro classificatório e o segundo levando a eliminação do responsável pelo pior prato.
Para provar seus talentos, Ana Zambelli, Dário Costa, Júnior Marinho, Lydia Gonzalez e Serginho Jucá foram desafiados a transformar um picadinho em uma receita gourmet, digna de um restaurante de ponta. A pressão foi grande, pois os dois chefs com o melhor desempenho garantiam seu lugar na final.
Dário Costa decidiu fazer um picadinho de porco com camarão, farofa, purê de banana com bacon e ovo de codorna (confira a receita no Gshow); Ana Zambelli, um picadinho de cordeiro com farofa de hortelã e arroz basmati; Júnior Marinho, um picadinho de filé-mignon, cuscuz com coentro e banana assada; Serginho Jucá, um picadinho de costela com purê de banana, farofa de ovo e cebola queimada; e Lydia Gonzalez, um picadinho de cordeiro com salada de feijão manteiga e crocante de pupunha.
Depois de alguma deliberação, foram anunciados os dois primeiros finalistas do Mestre do Sabor 2020: Júnior Marinho e Serginho Jucá. Eles ficaram muito emocionados, trocaram abraços e até derrubaram algumas lágrimas.
— Estou em choque de felicidade. Sempre acreditei que podia chegar, e quando você chega e vê tanta gente boa, que tem uma história linda como a sua, te faz refletir se é verdade ou não — declarou Serginho.
Desta forma, Ana Zambelli, Dário Costa e Lydia Gonzalez seguiram para o desafio eliminatório. Nesta etapa, os chefs foram instruídos a soltar a imaginação e criar um prato com o ingrediente obrigatório: massa artesanal recheada.
Lydia preparou um agnolotti de jerimum; Dário, um tortellini in brodo e Ana, um ravióli de camarão. Na hora de avaliar tais receitas, começaram os problemas, pois os jurados Rafa Costa e Silva e Leo Paixão divergiram sobre os três pratos. Kátia Barbosa, terceira mestre, tentou encontrar um meio-termo.
— A gente quase saiu no tapa aqui — afirmou Leo Paixão, de brincadeira, antes do anúncio.
— O que Leo achou melhor eu achei pior, o que a Kátia achou melhor, o Leo achou pior — resumiu Rafa Costa e Silva.
No final, no entanto, quem levou a pior foi Lydia, que sempre teve certa dificuldade em utilizar os aparelhos da cozinha. Ainda assim, ela sai de cabeça erguida:
— Foi uma experiência muito enriquecedora, o clima foi lindo, e isso me alimenta de uma energia nova para continuar cozinhando com muita paixão — declarou após a eliminação.
Assim, seguem para a final Ana Zambelli, Dário Costa, Júnior Marinho e Serginho Jucá. O programa, que deve ser transmitido ao vivo na próxima quinta-feira (23), deve contar com o retorno de José Avillez. O chef deixou o programa nesta temporada para cuidar de seus negócios em Portugal, afetados pela pandemia.