Nem seis meses se passaram desde a terceira temporada de Elite, e os fãs do seriado espanhol já anseiam por novidades. Conforme anunciado pela Netflix em abril, a produção ganhará uma quarta temporada, mesmo que os desfechos de muitos personagens já tenham sido resolvidos.
Os próprios criadores de Elite, Darío Madrona e Carlos Montero, acreditavam que a trama principal estava bem fechada. Em evento oficial de lançamento da terceira fase da série, em março, eles garantiam que a história estava redonda.
— Teria sido um erro da nossa parte estender ainda mais, porque é bem difícil — sentencia Madrona. — O que os personagens fariam se soubessem que há um assassino entre eles? Não há muitos caminhos a serem tomados, então a trama precisava terminar.
E, é claro, os dois estavam prontos para produzir material inédito.
— Nós temos um universo muito sólido em Las Encinas, que pode ser expandido e manter a potência dessas três temporadas. Tem muito ainda a ser explorado.
Data e produção
No anúncio em que confirma uma quarta temporada, a Netflix não fala em datas. Apenas sabe-se que os atores já tinham retornado aos estúdios, mas foram mandados de volta para casa devido à pandemia de coronavírus. Sendo assim, sabemos que toda a produção está parada.
Considerando que as temporadas anteriores levaram, em média, dois meses para serem produzidas, é possível sonhar com um retorno de Elite para 2021.
Quem volta
No mesmo vídeo, a Netflix confirmou quais personagens retornarão para o quarto ano: Cayetana (Georgina Amorós), Samuel (Itzan Escamilla), Rebeca (Claudia Salas), Guzmán (Miguel Bernardeau), Ander (Áron Piper) e Omar (Omar Ayuso). Todos eles aparecem no clipe dizendo que o roteiro é "intenso" e que oficializam Omar como aluno da escola.
Quem se despede
No clipe em que confirma o elenco, a plataforma também se despediu publicamente de outros personagens, que não irão retornar. São eles: Polo (Álvaro Rico), Carla (Ester Expósito), Nadia (Mina El Hammani), Valerio (Jorge Lopez) e Lucrecia (Danna Paola)
"Muito obrigada, Carla, Valerio, Polo, Nadia e Lu. Esse pode ser o fim de uma era, mas jamais será o fim deles na história de Las Encinas", diz a legenda do post.
O que ficou em aberto
Em relação aos assassinatos de Marina e Polo, todas as brechas dos crimes foram fechadas. Como sabemos, Lucrecia e Nadia foram para os EUA, após conquistarem bolsas de estudo, e Carla para outra universidade fora da Espanha, deixando os negócios de seu pai nas mãos de Valerio.
Já os retornos confirmados pela Netflix não surpreendem. Todos eles apareceram nas últimas cenas da terceira temporada nos corredores da escola Las Encinas, mas sem uma grande motivação. A expectativa é de que os roteiristas criem novos personagens e um ciclo novo de mistério.