A terceira temporada de The Handmaid's Tale terminou com a sensação de que uma continuação é necessária. E, para alegria dos fãs, a quarta fase do seriado estrelado por Elisabeth Moss já está sendo desenvolvida por Hulu e MGM, mas teve a estreia adiada para 2021 - um reflexo da pausa nas gravações devido ao coronavírus.
— Estávamos com duas semanas em filmagens quando paramos, então não conseguimos fazer muita coisa — disse Elisabeth, em entrevista recente ao site Deadline. —Nossos roteiristas continuam escrevendo a temporada, obviamente, remotamente, de suas próprias casas, separadamente, e esse trem ainda está avançando.
ATENÇÃO: contém spoilers abaixo
Entre as informações preliminares, o produtor Bruce Miller confirmou que a quarta fase terá 10 episódios - e não 13, como a terceira. Por isso, a história deve ser um pouco mais ágil, considerando o que ocorreu no final do último capítulo divulgado: June (Elisabeth) foi baleada durante uma revolta das Aias e Marthas para levar crianças de Gilead para o Canadá.
— Estamos seguindo June, June vive em Gilead, Gilead não é um lugar agradável e continuará sendo um lugar não agradável. Tentamos ser bem realistas sobre o que provavelmente aconteceria e como as coisas funcionariam. Por isso, durante o intervalo, conversamos com a ONU sobre o que acontece com os rebeldes em países como este, por isso estamos analisando as possibilidades.
E a adaptação?
Em setembro de 2019, a escritora Margaret Atwood lançou uma continuação para o Conto de Aia, Os Testamentos. Como a terceira temporada foi produzida a partir de uma criação dos roteiristas, aproveitando o universo de Atwood, a obra agora segue em formato livre. Porém, a Hulu e a MGM já confirmaram que vão adaptar o livro.
O produtor executivo Warren Littlefield adiantou à imprensa, durante um evento oficial da serie, que eles não estão escrevendo a quarta temporada como se fosse a temporada final. Sendo assim, a obra deve ser encaixada somente no futuro - e não nessa primeira parte inédita.
— Não planejamos a quarta temporada para ser o fim, mas também olhamos para o livro de Margaret (Atwood), Os Testamentos, e sabemos que essa história nos leva para 15 anos no futuro. Nós não vemos terminá-lo na quarta temporada e posso dizer honestamente que não temos um final definitivo. Mas acho que queremos manter as expectativas altas e não seria ruim deixar o público querendo mais, então poderíamos mudar para Os Testamentos.
Estreia
Uma curiosidade sobre a continuação de The Handmaid's Tale é que a própria Elisabeth Moss foi para os bastidores. Ela é responsável pela direção do terceiro episódio da nova fase e, em entrevista a IndieWire, ela contou que sua única dificuldade foi trabalhar com uma atriz “incrivelmente exigente” que interpreta a protagonista - no caso, ela mesma.
Teaser
No mesmo dia em que adiou o lançamento para o ano que vem, a quarta temporada ganhou seu primeiro teaser. O produtor Bruce Miller falou que o público não pode deduzir muitos fatos a partir dele:
— Não tentem adivinhar para onde vamos — brincou.
Quem segue no elenco?
Não houve informações oficiais sobre o elenco da nova fase, mas o teaser já confirma que Elisabeth Moss volta ao papel de June, Yvonne Strahovski retorna como Serena e Ann Dowd segue aparecendo como Tia Lydia. Mais uma vez, o elenco também deve ter O.T. Fagbenle como Luke, Alexis Bledel como Emily e Joseph Fiennes como o Comandante Waterford.